A descoberta da gravidez é uma grande mistura de sentimentos. Para as mamães de primeira viagem, o conjunto de sensações é ainda maior. Alegria, emoção, preocupação e ansiedade são alguns itens clássicos do pacote. Além, claro, da “cabeça a mil”, pensando no que será necessário para os primeiros cuidados na gestação.
Bom, o primeiro passo é: calma! Agora, conte com cinco dicas básicas para a fase inicial da gravidez, que vão garantir a sua saúde, enquanto mãe, e o bom desenvolvimento do bebê.
1. Inicie o pré-natal
Com a confirmação da gravidez, é hora de visitar um ginecologista obstetra para iniciar o pré-natal. É importante estabelecer uma relação de confiança com o profissional escolhido. Afinal, você será acompanhada por ele durante toda a gestação, tirando dúvidas e cuidando de cada etapa que está por vir.
O recomendado, pelo Ministério da Saúde, é que sejam feitas, no mínimo, seis consultas até o nascimento. Dessa forma, a gestante recebe a assistência adequada. A frequência, entretanto, pode variar conforme a condição clínica de cada mulher.
2. Realize todos os exames solicitados
Na primeira consulta do pré-natal, o médico, depois de analisar o histórico de saúde e familiar da gestante, solicita uma bateria de exames. Conhecendo você melhor, o profissional estabelece critérios para cada pedido. Mesmo assim, para avaliar a condição de forma geral, existem testes tradicionais de sangue e urina.
Entre eles, estão hemograma completo, glicemia, testes para hepatites, toxoplasmose e sorológicos para HIV. É fundamental realizar tudo o que foi solicitado para evitar distúrbios que possam prejudicar a gravidez. Há, ainda, a primeira ultrassonografia, indicada entre a sexta e a oitava semana da gestação.
3. Cuide da alimentação
O início da gravidez costuma ser acompanhado de enjoo e náuseas, o que não pode impedir que seja adotada uma rotina de alimentação balanceada e saudável, respeitando os cuidados ideais para a gestação. Você e o bebê precisarão de todos os nutrientes, vitaminas e minerais para que o crescimento seja positivo e sua saúde não seja prejudicada. Com esse objetivo, inclua frutas, verduras e legumes em suas refeições.
4. Pratique exercícios físicos com orientação
As atividades realizadas durante a gestação ajudam a aliviar os inchaços e diminuem o risco de hipertensão e diabetes gestacional. Afinal, auxiliam no controle do peso e garantem sensação de bem-estar para o dia a dia. Antes de praticá-las, converse com seu médico e entenda o que é ideal para seu corpo.
Os exercícios mais indicados para grávidas são as caminhadas leves, o pilates, a natação e a hidroginástica.
5. Elimine o cigarro e o álcool
As substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas aumentam o risco de má formação do bebê e podem comprometer o crescimento intrauterino. O álcool pode, também, causar disfunções neurológicas, como hiperatividade e irritabilidade depois do nascimento. O cigarro, por sua vez, amplia o risco de abortos espontâneos.
Indicações sobre os cuidados na gestação na ponta da língua, é hora de visitar o médico! Depois, para agendar os exames de forma simples e rápida, entre em contato com o Laboratório Júlio Vargas, via WhatsApp, pelo número (32) 98814-6683.