Exames

Hematologia

Hematologia

Análise das células do sangue e dos componentes do sistema de coagulação do organismo. Possibilita o rastreamento, o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças do sangue, como as anemias, e também dos distúrbios de sangramento e trombose.

Bioquímica

Bioquímica

Grande grupo de exames que constituem a chamada bioquímica clínica, englobando testes que permitem o diagnóstico de doenças do fígado, rim, coração, pulmão, entre outros, além de doenças sistêmicas e metabólicas.

Imunologia

Imunologia

Fundamentado na clássica reação “antígeno-anticorpo”, realizamos diversos exames para o diagnóstico das principais doenças infecciosas e autoimunes que afetam o organismo.

Parasitologia

Parasitologia

Exames clássicos, como o parasitológico, e outros mais recentes, como a dosagem de calprotectina fecal, permitindo diagnóstico de ampla gama de distúrbios infecciosos, inflamatórios e funcionais do trato gastrointestinal, além de distúrbios sistêmicos.

Urianálise

Urianálise

Sendo realizada desde a antiguidade, a análise da urina é, provavelmente, um dos primeiros testes laboratoriais a serem utilizados na Medicina e, ainda hoje, continua apresentando indicações para seu uso, como a investigação de distúrbios dos rins e vias urinárias, bem como outros distúrbios sistêmicos.

Microbiologia

Microbiologia

Análise realizada em fluidos corporais, fragmentos teciduais e lesões, com o objetivo de detectar a presença de microrganismos patogênicos, bem como de realizar avaliação da eficácia dos medicamentos a serem utilizados no tratamento dessas infecções.

Endocrinologia

Endocrinologia

Inúmeros hormônios e peptídeos podem ser analisados utilizando-se técnicas revolucionárias, permitindo o diagnóstico e o monitoramento de doenças associadas aos tecidos produtores de hormônios: as glândulas. Além disso, podem ser realizadas avaliações de marcadores associados a doenças metabólicas, muito comuns nos dias de hoje.

Toxicologia

Toxicologia

Exames que podem ser realizados com o objetivo de detectar o acúmulo de substâncias nocivas em nosso organismo, especialmente em âmbito ocupacional, bem como a verificação do consumo e ou a exposição a substâncias tóxicas.

Triagem Neonatal (Teste do Pezinho)

Triagem Neonatal (Teste do Pezinho)

Conhecido como “Teste do pezinho”, esse exame é feito na criança pouco tempo após o nascimento. Uma pequena amostra de sangue é retirada do calcanhar do bebê, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas doenças no neném, caso estejam presentes.