5 recomendações essenciais para a prevenção da Covid-19

5 recomendações essenciais para a prevenção da Covid-19

As medidas de prevenção no combate ao novo coronavírus já são conhecidas: é fundamental lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. Além disso, a recomendação geral, para aqueles que podem, é permanecer em casa. É com essa atitude que diminuímos a circulação do vírus para reduzir os casos da Covid-19. Mesmo assim, muitas pessoas trabalham com serviços essenciais à população e precisam manter a rotina. Há, também, a necessidade de ir às compras, por exemplo.

Pensando nisso, listamos aqui orientações para a volta para a casa depois de um dia de trabalho ou da ida ao mercado. Confira:

1.    Tire os sapatos antes de entrar

A prevenção do coronavírus inclui criar uma zona suja e uma zona limpa para a sua casa. O que é isso? Defina um espaço onde ficarão os sapatos usados na rua e, próximo a ele, um para guardar o chinelo que será colocado para entrar e andar pela casa. Os calçados podem servir de transporte para a Covid-19. Se não for usar o par novamente, limpe-o bem para guardar.

2.    Higienize as mãos e as maçanetas

Assim que chegar, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, esfregando sempre até o pulso e entre os dedos. Se, antes disso, tocar em maçanetas ou outros objetos dentro de casa, é importante limpá-los também. Procure manter o ambiente aberto para uma boa circulação do ar e não se esqueça do celular. O aparelho precisa ser desinfetado!

3.    Troque as roupas e tome banho

Antes de entrar em contato direto com os demais membros da família, a orientação é trocar de roupa e tomar banho. As peças possuem pouco potencial de transmissão, mas podem ser um local de armazenamento do coronavírus. Coloque o que foi usado em um cesto com tampa ou direto na máquina para serem lavados quando houver acúmulo.

4.    Limpe sua bolsa ou mochila pessoal

Assim como sapatos e roupas, bolsas utilizadas na rua podem ficar contaminadas. Consequentemente, devem ser higienizadas. Use álcool 70% ou prepare uma solução com água e detergente para a limpeza. Evite colocá-las em mesas, sofás ou camas – o ideal é que fiquem separadas de outros itens e, se possível, no que chamamos de zona suja da casa.

5.    Lave as embalagens compradas

Foi às compras? A dica de prevenção da Covid-19 é lavar todas as embalagens adquiridas em mercados, farmácias, padarias e outras lojas. Para isso, utilize água e sabão ou detergente em potes, caixas e latas. Os produtos, antes de chegarem até você, passam por muitas pessoas. Logo, é preciso cuidado.

Finalmente, em casos de saúde, o aconselhado, agora, é procurar hospitais e clínicas apenas em quadros urgentes. Afinal, esses locais possuem maior probabilidade de contágio. Uma alternativa para realizar exames com mais segurança é com a coleta domiciliar. O agendamento é muito simples: clique aqui e saiba mais.