Você sabe o que é a resistência antimicrobiana? Trata-se do fortalecimento de bactérias, fungos, vírus e parasitas aos medicamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o problema como uma das maiores ameaças à saúde pública global. Se nenhuma ação for tomada, a situação poderá causar a morte de 10 milhões de vidas ao redor do mundo até 2050.
Preparamos este artigo com informações sobre como combater o problema. Aproveite a leitura para aprender, adotar comportamentos preventivos e preservar a sua saúde!
Como resistir aos microrganismos?
O primeiro passo para evitar a resistência antimicrobiana é que os produtores rurais priorizem o acesso à água potável e ao saneamento básico. Dessa forma, os microrganismos prejudiciais à saúde não chegam até a colheita, as rações e o gado, dispensando o uso de medicamentos que prejudicam o consumidor.
Por parte das indústrias, é necessário um rigoroso acompanhamento do descarte dos dejetos. O rejeito não pode, de maneira alguma, atingir nossos recursos naturais. Todo o lixo deve passar a receber a destinação correta, sem oferecer risco de contaminação à sociedade.
O papel do governo é permitir a todos nós o acesso público à saúde, aos diagnósticos precoces e às vacinas. A proteção individual, por outro lado, envolve nunca se automedicar, principalmente em relação aos antibióticos, e manter a prática frequente da higiene. Preservar as mãos limpas e cuidar da salubridade do ambiente em que vivemos é essencial.
Como o atendimento médico deve acontecer?
O profissional da saúde sempre precisa ter certeza sobre o tipo de microrganismo que afeta o paciente. Para isso, o diagnóstico molecular de identificação de doenças não pode ser ignorado. Os exames moleculares, com precisão e rapidez, identificam o DNA do patógeno causador da doença, mesmo nas situações assintomáticas.
Dessa forma, o médico consegue prescrever medicamentos, principalmente de antibióticos, somente quando eles forem estritamente necessários, com a enfermidade confirmada. Quer valorizar sua segurança? Só consuma remédios com prescrição médica e somente após a confirmação do diagnóstico.
Agora que você já sabe tudo sobre a resistência antimicrobiana, que tal continuar em nossa página e descobrir outras dicas de prevenção de doenças? Leia, aqui, outro artigo relacionado ao tema!