O novo coronavírus e o avanço da Covid-19, infecção respiratória causada por ele, têm sido destaques em toda a imprensa mundial. A preocupação é geral, e, na busca por prevenção, é preciso dedicação integral de todos e todas. Por isso, listamos, aqui, cinco dicas que vão ajudar você a manter a qualidade de vida e auxiliar no combate à doença.
Práticas simples de higiene pessoal, cuidados com a saúde – física e mental – e formas de contato com os demais estão incluídos. Antes de começar, é importante conhecer os sintomas quando há contágio. São eles: febre, espirros, tosse, coriza e falta de ar. Fique atento aos sinais.
Caso os sinta, a principal orientação, agora, é permanecer em casa em isolamento social e com ações comuns, como as tomadas quando ficamos gripados. Ao apresentar febre alta e falta de ar aguda, procure uma unidade de saúde. Vamos, então, às dicas?
1. Lave as mãos com frequência
A higiene das mãos é fundamental. Várias vezes ao dia, lave-as com água e sabão, principalmente se for à rua ou se tiver contato com objetos externos. Se não for possível, utilize álcool gel 70%. Esfregue até os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas.
2. Utilize lenço descartável
Ao tossir ou espirrar, use um lenço descartável para proteger o rosto e jogue-o fora logo em seguida. Não tendo o lenço em mãos, utilize a parte interna do cotovelo para cobrir a face. Lembre-se, também, de não tocar os olhos, o nariz ou a boca sem antes higienizar as mãos.
3. Não compartilhe objetos de uso pessoal
Utilizar copos, talheres e toalhas compartilhadas aumenta o risco de se contrair diversas doenças, inclusive a Covid-19. O coronavírus é facilmente transmitido pelo contato com superfícies contaminadas, e nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas.
4. Cuide do seu corpo e de sua mente
Uma das medidas preventivas na luta contra a Covid-19 é o isolamento social. Isso significa ficar mais em casa, não participar de reuniões, encontros, festas ou mesmo ir à academia. Mesmo assim, o cuidado com o corpo não pode parar. Faça exercícios em sua residência, descanse a mente e procure atividades que te relaxem.
5. Evite aglomerações
A proximidade com outras pessoas deve ser evitada. A recomendação, dada pelo Ministério da Saúde e por diversos órgãos mundiais, foi feita porque a transmissão pelo coronavírus costuma acontecer pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas como em espirros e tosses.
Finalmente, o conselho recorrente é: se puder, fique em casa! Precisa fazer algum exame? O Laboratório Júlio Vargas disponibiliza o atendimento domiciliar. Nossos profissionais estão sendo orientados, e a atenção à sua saúde e segurança foi redobrada. Faça o agendamento clicando aqui!