Doar vidas está no seu sangue: os requisitos e a importância do gesto
A doação de sangue é uma importante forma de salvar vidas. O significado desse gesto solidário é enorme, e, para que seja simples contribuir, o procedimento é feito de um jeito fácil, rápido e seguro. Para realizá-lo, a pessoa, voluntariamente, vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas. A cada doação, são coletados, no máximo, 450ml de sangue, o que pode salvar a vida de até quatro pessoas.
E você sabia? Em um só dia, o nosso corpo já repõe a quantidade doada. Mas, para doar, é preciso seguir os requisitos regulamentados pelo Ministério da Saúde e pela Associação Americana de Bancos de Sangue. Vamos conhecê-los?
Requisitos para doação de sangue
Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Ainda assim, pessoas acima dos 60 só podem realizar a doação caso já tenham feito antes de completar tal idade. Os menores de 18 anos, com 16 ou 17, por exemplo, precisam estar acompanhados pelos responsáveis ou contar com um formulário de autorização devidamente assinado por eles. Confira as demais exigências dos órgãos reguladores:
- Pesar, no mínimo, 50kg;
- Ter dormido e repousado, no mínimo, seis horas nas últimas 24h;
- Evitar jejum e alimentos gordurosos nas horas anteriores à doação. Após refeições fartas no almoço ou no jantar, esperar pelo menos três horas para doar;
- Apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial. As opções são RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Não ter fumado tabaco, no mínimo, duas horas antes da doação;
- Não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.
Como é feito e qual é a importância?
O processo de doação de sangue dura entre 40 minutos e uma hora. No hemocentro escolhido, são feitos o cadastro, a aferição de sinais vitais, o teste de anemia, uma triagem clínica e a coleta do sangue. Você pode, também, agendar previamente o horário para doar. É possível fazer contato por telefone, e-mail e, em algumas instituições, pelas redes sociais. A lista de todos os hemocentros do Brasil fica disponível no site do Ministério da Saúde.
Conforme foi dito, cada doação de sangue é capaz de salvar a vida de até quatro pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus e a baixa dos estoques nos bancos de sangue pelo país, a importância desse gesto dobrou. Mesmo que não conheça um paciente com necessidade de transfusão, escolher fazer a diferença para toda uma família não muda só quem recebe, ajuda, de forma semelhante, quem doa.
Que tal fazer parte dessa corrente do bem? Acompanhe o Laboratório Júlio Vargas nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos relacionados à nossa saúde. Seguimos juntos!