Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é a maior campanha de luta contra o estigma relacionado à saúde mental.
Neste ano de 2022, o lema do movimento, realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, é: “A vida é a melhor escolha”.
O objetivo da iniciativa é romper os tabus relacionados ao bem-estar emocional, bem como chamar a atenção para a prevenção ao suicídio.
O nascimento do Setembro Amarelo
O movimento do Setembro Amarelo surgiu da inspiração da história do jovem norte-americano Mike Emme, que cometeu suicídio quando tinha apenas 17 anos de idade, no ano de 1994.
O rapaz possuía um carro amarelo, e, em homenagem a Mike, seus pais distribuíram cartões com fitas amarelas e frases encorajadoras para apoiar as pessoas que estivessem passando por momentos difíceis.
A partir de então, a fita amarela tornou-se um símbolo da campanha, criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, com participação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Aqui, no Brasil, o movimento do Setembro Amarelo é realizado desde o ano de 2015, organizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Acolher e romper com os estigmas
O suicídio é um sério problema de saúde pública, que deve ser compreendido por toda a sociedade. Segundo dados da OMS, mais de 700 mil pessoas morrem em virtude do suicídio anualmente no mundo. Aqui, no Brasil, esse número é de 14 mil pessoas, em média.
De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, os homens possuem risco quase quatro vezes maior de cometer suicídio em comparação às mulheres.
Esse número reflete alguns estigmas e preconceitos existentes na nossa sociedade, como a falta de cuidado com a saúde mental de muitos homens. Buscar ajuda e falar sobre as questões emocionais e psicológicas é essencial para o bem-estar.
Valorize a vida e apoie quem precisa de ajuda
Se você está passando por um momento de dificuldade com a sua saúde mental, converse com pessoas próximas a você e busque a ajuda de um profissional. Você não está sozinho, e qualquer problema pode ser enfrentado com cuidados e apoio.
Caso conheça alguém que esteja em uma situação parecida, ofereça ajuda e converse com essa pessoa para que ela se consulte ou inicie uma terapia com profissionais capacitados.
Uma ótima dica é entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma rede de apoio voltada à prevenção do suicídio, formada por voluntários que atendem gratuitamente, 24 horas por dia.
O Laboratório Júlio Vargas também apoia as iniciativas do Setembro Amarelo e defende a valorização da vida de todas as pessoas!