Notícias

Saiba como funciona o teste de lactose e como ele pode ser realizado

A intolerância à lactose consiste na incapacidade de o organismo digerir o açúcar do leite (lactose) no sangue. Isso pode causar sintomas desagradáveis, como cólica, gases e diarreia, momentos depois da ingestão da substância. Esses indícios podem aparecer em crianças, adolescentes ou adultos.

 

Os sintomas da intolerância manifestam-se de forma leve a moderada, dependendo da capacidade de produção da lactase, a enzima que digere o leite de vaca. Além do leite, outros alimentos derivados dele, como queijo, iogurte e manteiga, também causam problemas ao intolerante.

 

Para confirmar o problema, deve ser feito o teste de intolerância à lactose, através de exame de sangue, fezes, teste respiratório ou biópsia do intestino. Eles avaliam a capacidade de absorção da substância.

 

Confira as especificações de cada exame:

 

  • No exame de sangue, o paciente ingere, em jejum, um líquido que contém a lactose. O nível de glicose é medido antes e depois dessa ingestão (faz um exame, toma a lactose e realiza outro exame). Com isso, é feita a comparação dos resultados. Se não houver elevação da taxa de glicose, o teste é positivo, e a intolerância, comprovada.

 

  • O exame de fezes é feito de acordo com a acidez contida nelas. Quando é elevada, existe a chance de haver intolerância.

 

  • O teste do hidrogênio expirado, ou seja, o exame respiratório consiste na ingestão, também em jejum, da lactose e, depois de algumas horas, é feita a avaliação da taxa de hidrogênio na expiração. Quando o resultado é alto, indica que a substância não está sendo absorvida pelo organismo.

 

  • A biópsia do intestino consiste na análise de uma pequena amostra do intestino, que identifica a presença ou a ausência de células que determinam a intolerância à lactose.

 

Existem muitos níveis de intolerância à lactose e nem todos necessitam da eliminação total do alimento. Alguns produtos têm uma taxa menor e, se ingeridos em quantidade pequena, não fazem mal. Se você suspeita que tem esse problema, procure um médico e busque orientações. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais qualidade de vida, saúde e bem-estar você terá, pois o especialista dará todas as informações necessárias para uma alimentação saudável.

Posso ajudar?