Notícias

Hora de tirar sangue: por que estar em jejum?

 

O popular exame de sangue é um dos testes mais solicitados por médicos nos consultórios e em serviços de emergência. Isso acontece porque, com a coleta adequada, é possível realizar uma avaliação rápida e bastante consistente. Além disso, o exame não é considerado invasivo, e o procedimento consegue analisar o funcionamento de diversos órgãos e glândulas. Ainda assim, tirar sangue gera algumas dúvidas e, desde cedo, é comum ouvirmos sem grandes explicações sobre a necessidade de estar em jejum. Portanto, separamos as principais razões para essa solicitação. Confira:

Por que tirar sangue em jejum?

O jejum, de modo geral, é necessário pelo fato de que determinadas substâncias encontradas nos alimentos interferem nos resultados obtidos no exame. Todas as análises possuem valores de referência que estão relacionados ao estado da pessoa em jejum. Ou seja, sem interferências externas.

O tempo de jejum para a realização do procedimento vai depender do tipo de análise que será feita. Existem, ainda, exames que não têm essa exigência. Por isso, é importante entender qual é a solicitação feita e qual é objetivo do exame. Para medir níveis de glicemia, por exemplo, é recomendado jejum de oito horas para adultos e de três para as crianças. No caso do hemograma, que avalia as células do sangue, o jejum não é necessário.

Durante o período de abstinência de alimentos, a ingestão de água é permitida, mas apenas em quantidade suficiente para saciar a sede. O excesso do líquido também pode alterar o resultado do exame. Outros tipos de bebidas, como as alcoólicas e os refrigerantes, devem ser evitados, porque podem provocar mudanças diretas nos componentes do sangue.

 Recomendações além da alimentação

Os cuidados necessários para a realização do exame dependem, da mesma forma, dos objetivos da análise. Ainda assim, em todos os casos, no dia anterior ao exame, deve-se evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas, como já citado. Além disso, remédios antibióticos e anti-inflamatórios interferem nos resultados. Em quadros de uso, é importante que o médico seja avisado para orientar o paciente quanto à suspensão ou para que leve o fato em consideração no momento de avaliação do sangue.

Na preparação para o exame que avalia o colesterol, além do jejum, é recomendado que a pessoa não realize atividades físicas no período de dois ou três dias antes de colher o sangue. Quando o objetivo é a dosagem de PSA, deve-se evitar atividade sexual também nos três dias anteriores.

 

Ainda com dúvidas? Veja as orientações do nosso laboratório ou entre em contato conosco!