Notícias

Redobre os cuidados com o sol no verão

 

O sol garante muitos benefícios à saúde, mas, ao mesmo tempo, pode ser perigoso. O Brasil é um país tropical e, portanto, os cuidados com o sol devem ser redobrados. As temperaturas podem chegar a 40° e a sensação térmica ainda mais. Se o cuidado não for uma máxima ao se expor ao sol, os malefícios aparecerão, como desidratação, insolação, descamação, queimaduras, dor, ardência e até câncer de pele.

 

Como se proteger do sol?

O cuidado com o sol se resume a hidratação, filtro solar, alimentação e proteção. No verão, a hidratação merece mais atenção. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, pois o corpo perde líquido através do suor. Ainda existem opções como água de coco, sucos naturais e chás gelados.

 

O filtro solar deve ser sempre usado quando houver exposição ao sol, pois atua como uma máscara de proteção ao corpo. Lembre-se de passá-lo a cada 2h e depois de se molhar. Evite se expor no período das 10h às 16h, pois o sol é mais forte, aumentando os perigos ao organismo.

 

O cuidado com a alimentação deve ser redobrado também. Isso porque a temperatura interna do corpo também aumenta no calor e tem dificuldade para processar alguns alimentos de difícil digestão. No verão, evite ainda mais comer frituras e gorduras para seu organismo trabalhar melhor.

 

A proteção com roupas adequadas também deve acontecer. Nosso corpo transpira mais no verão, por isso, use roupas leves e que absorvam o suor. Além disso, é importante o uso de chapéu, viseira ou boné.

 

Essas medidas de proteção também devem ser tomadas mesmo em um dia nublado, pois as radiações atravessam as nuvens. Com atenção e proteção, é possível evitar doenças como o câncer de pele.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Posso ajudar?