Notícias

Doenças sazonais: as disfunções do outono e do inverno

As doenças sazonais representam o conjunto de disfunções típicas de uma determinada época do ano. O termo sazonal refere-se à temporariedade, indicando um período de tempo com começo, meio e fim. Com diferentes temperaturas e níveis de umidade, cada estação possui particularidades que facilitam o desenvolvimento de algumas doenças.

O outono e o inverno, que marcam o início e a chegada oficial do frio, agravam, principalmente, as disfunções respiratórias e as alergias. Para se prevenir, é importante conhecer essas doenças e adotar métodos de prevenção. Pensando nisso, listamos os principais males dessas estações, indicando formas simples de se cuidar. Fique de olho:

1.     Gripe

A gripe é a mais comum das doenças sazonais do outono e do inverno. Durante o período do frio, a aglomeração de pessoas em locais fechados facilita a propagação do vírus causador da gripe. A disfunção causa, entre outros sintomas, falta de apetite, coriza, dor no corpo e febre.

Nessas estações, crie hábito de lavar constantemente as mãos, procurar ambientes arejados e caprichar no consumo de vitamina C. Não se esqueça, também, do conselho clássico das mamães: leve sempre um casaco aonde for.

2.     Sinusite

Diferentemente da gripe, a sinusite não é contagiosa. Mesmo assim, é uma das mais citadas quando falamos em épocas de baixa temperatura. A doença consiste em uma inflamação repetitiva da região interna dos seios da face. É desencadeada por decorrência de ação viral, bacteriana ou por reações alérgicas.

A prevenção pode ser feita com boa alimentação, atividade física e muita hidratação. Aqui, também é válido agasalhar-se bem!

3.     Amigdalite

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que causa a conhecida dor na garganta. Mais comum entre crianças e adolescentes, a doença é desencadeada pelo contato com vírus ou bactérias, via oral ou nasal. Os sintomas incluem febre, cansaço, rouquidão e mau hálito.

Durante o outono e o inverno, para evitar a amigdalite, é fundamental proteger-se da queda de temperatura e evitar compartilhar itens de uso pessoal.

4.     Rinite

A rinite ocorre na mucosa do nariz e causa hipersensibilidade na região. O frio potencializa os quadros de rinite alérgica por aumentar a exposição a poeira, ácaros, bolores, mofos e fungos em geral. Todas essas pequenas partículas são comuns em ambientes fechados e nas roupas, que, por muito tempo, ficam guardadas sem uso. Para prevenir a rinite, higienize os locais de contato diário e as roupas antes de usá-las.

Além de todos os cuidados diários que facilitam a prevenção das doenças sazonais, é importante estar em dia com os exames médicos. São eles que indicam possíveis distúrbios e facilitam ainda mais o tratamento de qualquer problema. Ainda não fez seu check-up anual? Você pode agendá-lo de forma simples e rápida via WhatsApp pelo número (32) 98814-6683.