Notícias

Espermograma: conheça o exame para checar a fertilidade

O espermograma é um exame que diagnostica a saúde da próstata e dos espermatozoides. Para isso, uma amostra de sêmen é coletada a partir da masturbação, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Geralmente, esse procedimento é solicitado por um urologista, mas pode também ser pedido por especialistas em reprodução ou endocrinologistas.

Como um teste de coleta e análise realizada em laboratório, o espermograma não apresenta qualquer risco ou complicação. Além disso, pode ser realizado por qualquer homem em idade reprodutiva. Mesmo assim, existem quadros em que há maior indicação. Confira:

Quando o espermograma é indicado?

O exame tem como principal objetivo avaliar a fertilidade masculina. Consequentemente, na maioria das vezes, é indicado quando casais apresentam dificuldades na tentativa de ter um bebê. Com a contagem e a análise morfológica do esperma, o espermograma vai definir a possível razão de infertilidade.

Por outro lado, existe a indicação do exame para os homens que realizaram vasectomia. O teste consegue indicar o sucesso ou o fracasso do procedimento, garantindo maior segurança. De forma geral, o espermograma mede o volume do sêmen, a concentração e o número de espermatozoides.

Quais são as orientações para o exame?

A coleta é realizada no laboratório, e o material deve ser dentro de um frasco específico para não ser contaminado. Para que a amostra seja adequada, o paciente deve evitar qualquer forma de ejaculação de dois a cinco dias antes do exame.

Na hora do exame, é importante lavar as mãos e o pênis com água e sabão, enxugá-los e utilizar o antisséptico fornecido. Não são permitidos lubrificantes, nem saliva, porque qualquer componente pode alterar e prejudicar a análise. A partir da conclusão do espermograma, o médico pode prescrever procedimentos complementares, como fragmentação de DNA.