No artigo de hoje, você vai descobrir tudo sobre a intolerância à lactose. Reunimos as principais informações, com uma linguagem totalmente acessível, para acabar com os mitos que giram em torno do tema. Portanto, nas próximas linhas, você conhecerá o que é, como descobrir e como tratar essa condição. Boa leitura!
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose pode ser definida como a incapacidade de o organismo digerir o açúcar presente no leite, chamado de lactose. Os principais sintomas da condição são cólica, diarreia e gases, que aparecem logo após a ingestão do alimento. Além deles, também podem aparecer dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, irritabilidade, manchas vermelhas na pele e falta de energia. A intensidade varia de acordo com a gravidade da intolerância.
Apesar de ser mais comum em crianças, os adultos também podem desenvolver a incapacidade digestiva do leite. Portanto, se você apresenta alguns dos sintomas, fique atento ao próximo tópico.
Como descobrir a intolerância à lactose?
Caso você desconfie de que não digere bem o leite, é hora de buscar o diagnóstico preciso para, então, iniciar o tratamento para a sua condição. Nesse sentido, o primeiro passo é o teste de exclusão alimentar. Ele consiste em deixar de consumir o alimento por sete dias. Se os sintomas não aparecerem no período, tome uma dose da bebida e observe a reação no organismo. Então, se os efeitos aparecerem, você tem a confirmação que buscava. Vale ressaltar que também é possível realizar o teste com os derivados do leite.
Mesmo que o teste acuse a intolerância à lactose, é necessário ir ao médico, clínico geral, gastro ou alergologista, para realizar exames complementares, receber o diagnóstico oficial e as recomendações para lidar bem com a situação. Dentre as possibilidades de análise podemos destacar:
- Exame de fezes (mede a acidez das fezes e é muito empregado no diagnóstico de intolerância à lactose em bebês e crianças);
- Exame de sangue (avalia a quantidade de glicose no sangue após a ingestão da lactose preparada em laboratório);
- Biópsia do intestino (investiga a presença de células específicas que apontam para a intolerância à lactose a partir de uma pequena amostra do intestino);
- Teste do ar expirado (analisa a quantidade anormal de hidrogênio no ar expirado após o consumo de lactose preparada em laboratório).
Como é o tratamento de intolerância à lactose?
Basicamente, o tratamento é a adaptação alimentar a partir da exclusão do leite de vaca e seus derivados das refeições. Porém é possível consumir um suplemento de lactase, contendo uma enzima que digere o leite, quando quiser comer algum alimento ao qual é intolerante. Ele pode ser encontrado em qualquer farmácia. Outra opção são as cápsulas de carvão vegetal que aliviam os sintomas.
Vale ressaltar que nem sempre o intolerante precisa abolir todos os derivados do leite da dieta. O médico poderá personalizar o tratamento conforme a condição. Se o seu caso exigir a restrição, abuse dos alimentos ricos em fontes de cálcio, como ameixa seca e amora preta, para manter a saúde dos ossos.
Esperamos que este post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a intolerância à lactose.