No verão, as altas temperaturas escondem sérios riscos que podem acometer pessoas de todas as idades. Um deles é a insolação, uma condição grave, que pode ser provocada pelo calor intenso ou a exposição excessiva ao sol. O quadro de insolação se apresenta quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC.
Assim, os mecanismos naturais de transpiração do nosso corpo podem falhar, fazendo com que ele não consiga se resfriar de maneira adequada. Dessa forma, perdemos muita água, nutrientes e sais, que são importantes para a manutenção do equilíbrio em nosso organismo.
Formas de prevenção
Em dias de alta temperatura, nunca se exponha ao sol sem o uso do protetor solar. Além disso, evite a prática de atividades físicas de alta intensidade, principalmente nos momentos de sol a pino. Deixe a prática para momentos mais frescos e evite chegar a esgotamento, fazendo atividades de forma moderada.
Outra boa dica é manter a hidratação constante, evitando bebidas alcoólicas. Se for consumir cerveja, por exemplo, que é comum nesta época do ano, sempre beba água paralelamente. Evite também o excesso de roupas que possam aumentar a sensação térmica.
Principais sintomas
Fique atento aos principais sintomas de insolação.
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Náusea;
- Pele quente e seca;
- Pulso rápido;
- Temperatura elevada;
- Respiração rápida e difícil;
- Palidez (às vezes, desmaio);
- Convulsão;
- Temperatura do corpo muito elevada;
- Extremidades arroxeadas;
- Fraqueza muscular;
- Distúrbios visuais;
- Confusão mental.
O que fazer em casos de insolação?
O ideal é a procura imediata por ajuda médica. Em casos de insolação, até que o paciente seja atendido de maneira adequada, sempre tenha em mente que é necessário abaixar a temperatura corporal. Para tanto, seguem três medidas que podem colaborar:
- Coloque a pessoa em um local mais fresco e ventilado;
- Ofereça água gelada ou
- Aplique compressas de água fria na testa, no pescoço, nas axilas e nas virilhas.
Essas e outras informações sobre insolação você encontra no site do Ministério da Saúde. Para mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde, você também pode seguir nossas redes sociais clicando aqui.