A amamentação é um momento muito esperado pelas mães. Essa é a hora de criar um vínculo especial com o bebê, e todas as mulheres desejam que o processo seja bem-sucedido. Apesar de ser um gesto natural, amamentar pode ser desafiador. Por isso, separamos algumas dicas de ouro para que a adaptação seja bem tranquila. Confira!
Beba muita água
A água é a energia de que o seu corpo precisa e ajuda na produção do leite. Já deixe o copo do seu lado sempre que for amamentar.
Encontre uma posição confortável para você e o bebê
Como você ficará um bom tempo segurando o neném, encontre uma posição com suporte. Use travesseiros ou almofadas para apoiar as costas e os braços. Relaxar também é essencial, afinal, quando você demonstra tensão ou nervosismo, a criança também sente. Respire fundo, visualize algo que deixe você melhor e que a faça sentir essa conexão com o bebê.
Cuide da sua pele
Sua pele pode ficar rachada, irritada e seca quando amamenta regularmente. É bem comum, não se assuste, mas você pode se prevenir lavando os seios com um pano macio, após a mamada, e deixá-los arejados durante algum tempo, sem contato com roupa. Além disso, você pode solicitar ao seu médico produtos específicos que auxiliam na cicatrização e na hidratação dos mamilos.
Seu leite é suficiente, acredite!
No início da amamentação, pode parecer que você esteja produzindo pouco leite. Isso é normal! Quanto mais o seu bebê mama, mais ele estimula a liberação dos hormônios prolactina e ocitocina, responsáveis pela produção de leite materno.
Se precisar, solicite ajuda
Toda ajuda nesse momento é bem-vinda! Leia bastante, conte com o auxílio do hospital nos primeiros momentos, pergunte sempre que tiver dúvidas e, caso você observe que o processo está doloroso, procure o seu médico de confiança. Essa é a hora de aproveitar o seu bebê e dar a ele todo o amor e o carinho que ele merece!
Siga o Laboratório Júlio Vargas nas redes sociais e continue por dentro de todas as novidades!