Notícias

Agosto Dourado: campanha mostra a importância do aleitamento materno

A campanha Agosto Dourado conscientiza a população sobre a importância do aleitamento materno na manutenção da saúde infantil.

O Agosto Dourado é uma campanha para a conscientização sobre o aleitamento materno e sua importância para a saúde de bebês e crianças.

O Laboratório Júlio Vargas entende que este é um assunto essencial de saúde pública! Por isso, preparamos um artigo especial sobre o assunto. Leia abaixo.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado existe desde 2017, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida pela relação ao padrão ouro de qualidade do leite.

Já o mês de agosto tem relação com o aleitamento materno desde a década de 1990. Uma aliança entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, durante agosto, para promover e debater o assunto.

A ação visa a proteção e a sobrevivência de crianças, já que a amamentação melhora seu desenvolvimento. Seus objetivos são estimular o aleitamento materno e fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente.

A importância do aleitamento materno

A orientação da OMS é de que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida. A prática pode se estender até os dois anos de idade.

Isso porque é no leite materno que encontramos tudo o que o bebê precisa. Ele fornece nutrição, água e anticorpos aos pequenos. Isso os protege de infecções respiratórias e diarreia, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Além disso, a amamentação pode até contribuir para o desenvolvimento da fase da criança! Os exercícios feitos durante a sucção são importantes para que o bebê tenha dentes fortes e uma boa respiração.

Sendo assim, o aleitamento materno é considerado um dos principais investimentos na redução da mortalidade infantil – além de melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico da população.

O motivo, além de seus benefícios, é o fato de o leite humano ser um alimento econômico, ecológico e renovável. Sua produção não exige embalagens, não contamina o meio ambiente ou deixa desperdícios para trás.

Vale lembrar que o estímulo da amamentação inclui o apoio de toda a sociedade às mães. Para que a amamentação seja feita de forma otimizada, as mulheres precisam de um ambiente propício garantido por seus familiares, colegas de trabalho e toda a comunidade.

Outra ação importantíssima para a promoção da saúde infantil é a doação de leite humano, fundamental para bebês prematuros ou com condições crônicas de saúde. Em alguns casos, apenas 1ml já é o suficiente para uma nutrição completa a cada refeição.

 

O Laboratório Júlio Vargas apoia a campanha Agosto Dourado e destaca a importância do aleitamento materno para a saúde infantil. Conte com nossos serviços para o cuidado completo com bebês e crianças.