Agosto Dourado: conheça os principais benefícios da amamentação

Agosto Dourado: conheça os principais benefícios da amamentação

Neste mês, comemoramos o Agosto Dourado. Essa é uma data dedicada à conscientização sobre a necessidade da amamentação exclusiva e da importância dela para o desenvolvimento dos bebês. A cor dourada foi escolhida justamente por se tratar de um alimento “de ouro” e rico para as crianças.

As mamães também ganham ao amamentarem, afinal, esse é um momento muito especial, que aumenta o laço afetivo. Inicialmente, pode ser um processo desafiador, mas, sem dúvida, muito natural. Outro benefício do leite materno é que ele não requer preparação, é de graça, prático, não desperdiça recursos naturais, está sempre pronto para ser transportado e ingerido, facilitando a vida das mães. Continue com a gente neste texto e confira mais vantagens desse gesto tão lindo!

Para o bebê

Alimento rico em nutrientes

Por ser mais completo e equilibrado, o leite materno atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais até os 6 meses de idade. Quando o ômega 3 está presente, o que pode variar de acordo com a alimentação da mãe, ajuda também no desenvolvimento e no crescimento de prematuros.

 

Prevenção de doenças

Além de ser de fácil digestão, evitando as temidas cólicas, a amamentação auxilia na formação do sistema imunológico do bebê, prevenindo algumas doenças, como alergias e intolerância aos alimentos, obesidade infantil, asma e artrite reumatoide. As crianças também recebem uma proteína pelo leite materno, que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal.

 

Aumento do vínculo

Essa criação de um laço entre a mãe e o bebê colabora para que a criança tenha bons relacionamentos com as pessoas.

 

Fortalecimento da arcada dentária

O processo de sucção na amamentação pode estimular, fortalecer e auxiliar no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.

 

Para as mamães

Hormônio do amor

A amamentação estimula a liberação de ocitocina, o “hormônio do amor”, que também ajuda o útero a voltar a seu tamanho antes da gravidez.

Acelera a perda de peso

O seu corpo vai precisar da gordura conforme seu bebê cresce e demanda mais leite, ajudando no aceleramento da perda de peso. Ao amamentar, a mulher perde cerca de 800 calorias por dia.

 

Reduz a incidência de câncer e protege contra doenças cardíacas e diabetes

Estudos comprovam que a amamentação pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de mama, câncer de ovário e da síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes), inclusive para as mamães que tiveram diabetes gestacional.

 

Gostou do nosso conteúdo? Fique ligado, pois falaremos mais sobre a amamentação, durante este mês, aqui no blog. Siga também o Laboratório Júlio Vargas no Instagram e no Facebook.