Bebê a bordo: dicas para o primeiro trimestre da gravidez

Bebê a bordo: dicas para o primeiro trimestre da gravidez

A espera por um bebê é marcada por um mundo de experiências novas. Consequentemente, com momentos nunca vividos, surgem também dúvidas antes nunca pensadas. Afinal, uma revolução acontece no seu corpo e, de forma semelhante, em sua vida pessoal. Tudo isso fica ainda mais potencializado quando se é mãe de primeira viagem. Por isso nossa conversa de hoje é direcionada às mamães que estão vivendo uma transformação inédita.

Ao longo do texto, você vai encontrar dicas e orientações para o primeiro trimestre da gravidez – período que vai da 1ª à 12ª semana de gestação. Os cuidados são valiosos para cuidar do seu corpo e, claro, contribuir para que seu bebê cresça e se desenvolva de maneira saudável. Vamos lá?

1.      Não use remédios sem orientação

A primeira orientação é evitar qualquer remédio sem orientação médica, mesmo aqueles que, por alguma razão, já era parte de sua rotina. Muitas fórmulas não são testadas em gestantes. Logo não há conhecimento se são ou não seguras para a mãe e para o bebê. Então nada de arriscar! Antes de continuar com qualquer medicação ou iniciar algum tratamento, converse com seu médico, combinado?

2.      Movimente o corpo, mas com cuidado

A atividade física é importante para manter o corpo saudável durante a gravidez. O ideal é que ela seja realizada com acompanhamento especializado e sem grandes esforços. Caminhadas leves com alongamentos, natação e pilates, por exemplo, são recomendados e benéficos para gestantes. Por outro lado, exercícios que envolvem saltos e contato físico brusco devem ser evitados.

3.      Corte bebidas alcoólicas e atente-se à alimentação

Durante toda a gravidez, é fundamental cortar o álcool – mesmo o consumido apenas em ocasiões sociais. Se você fuma, também é hora de parar! As substâncias químicas do cigarro são prejudiciais para o desenvolvimento do bebê. Além disso, cuide bem da alimentação e opte por uma dieta balanceada, rica em nutrientes (que tal consultar uma nutricionista para ajudar você?). Por fim, nada de alimentos crus ou mal-passados.

4.      Siga as consultas do pré-natal

O pré-natal é essencial para garantir que você tenha uma gestação e um parto saudáveis, sem qualquer complicação. O acompanhamento ajuda a prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar. Durante as consultas, você receberá orientações e será guiada aos exames indispensáveis durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre.

5.      Realize os exames periódicos

Por falar em exames, a dica final é não deixar os testes indicados pelo seu médico passarem batido. Todas as análises são importantes para acompanhar o desenvolvimento da criança e checar sua saúde de forma geral. Procure anotar todos os procedimentos que fizer, como em um diário, e lembre-se de tomar as vacinas que estejam em falta.

Pronta para curtir esse momento único com muita saúde e tranquilidade? Conte com o Laboratório Júlio Vargas. Em nosso blog, você encontra outras dicas de cuidados gerais. Para saber mais sobre os exames que pode realizar conosco ao longo da gravidez, clique aqui!