Colesterol HDL e LDL: você sabe a diferença?

Colesterol HDL e LDL: você sabe a diferença?

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado. Presente em todas as células do nosso corpo e essencial para as membranas celulares, é ligado a lipoproteínas responsáveis pelo seu transporte na corrente sanguínea. São elas: HDL e LDL. A primeira, considerada o bom colesterol e a segunda, o mau. Não conhece o motivo dessa classificação? É hora de conferir as principais diferenças entre eles.

Colesterol HDL

A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada. Como resultado, ele se torna benéfico e, por isso, ganhou a fama de bom colesterol. Quando em nível elevado, ele reduz, por exemplo, os riscos de doenças cardiovasculares.

Colesterol LDL

Diferentemente do HDL, o LDL conduz a gordura produzida no fígado até as células dos tecidos do corpo. Consequentemente, favorece o acúmulo da substância nas paredes do interior das artérias, o que pode diminuir o fluxo do sangue. Em casos extremos, é capaz de ocasionar distúrbios do coração. Assim, o LDL, que significa lipoproteínas de baixa densidade, ficou conhecido como o mau colesterol.

Valores ideais

Conhecendo o que cada lipoproteína representa, é hora de entender em que quantidade elas devem estar presentes no organismo, já que, apesar das diferentes características, as duas são essenciais. O indicado para o HDL é que o valor seja igual ou maior que 60mg/dl. A concentração de LDL no sangue, por sua vez, deve ser inferior a 100mg/dl.

Para checar os números, é importante manter os exames de rotina em dia. No Laboratório Júlio Vargas, o agendamento é feito de forma simples pelo WhatsApp. Entre em contato pelo número (32) 98814-6683. Aqui, desde 1949, trabalhamos com qualidade e confiança.