Se apenas em ouvir a palavra “agulha” você já sente arrepios na espinha e evita a todo custo tirar sangue e tomar injeções, saiba que você não é o único. Cerca de 10% da população mundial possui fobia de agulhas. A aicmofobia, como é chamado esse medo, consiste em aceleração dos batimentos cardíacos, suor em excesso e hiperventilação, que chega a causar falta de ar.
O medo de tirar sangue também tem um nome específico: hemofobia. Muitas vezes, aliada ao medo de agulhas, essa fobia aterroriza as pessoas que veem ou têm algum contato com sangue.
Indispensáveis para assegurar a saúde, as análises de sangue são a forma mais eficaz de se detectar doenças e patologias. Deixar de fazer esses exames pode ser um grande perigo para sua vida.
E para te ajudar a vencer esse medo, o Laboratório Júlio Vargas dá cinco boas dicas para tirar sangue sem estresse!
Confira:
1) Concentre-se em um ponto fixo na parede ou em um objeto próximo. Na hora da retirada do sangue, respire profundamente com o diafragma e tente relaxar;
2) Pratique meditação. Ela ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Mentalizar coisas boas também pode ajudá-lo a se acalmar na hora da agulhada;
3) Fique posicionado em um ângulo que seja confortável para você;
4) Não olhe para a seringa enquanto o procedimento é feito. Quando você menos esperar, tudo já vai ter acabado;
5) Compartilhe seu medo com o médico ou o enfermeiro que irá atender você. Falar sobre o assunto vai deixá-lo mais tranquilo e relaxado.
O mais importante é lembrar-se de que esse procedimento é importante para a sua saúde. Vale a pena tentar combater o seu medo em busca de uma vida melhor!