Descubra quais são os oito benefícios da amizade para a sua saúde

Descubra quais são os oito benefícios da amizade para a sua saúde

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito…” já diz a canção de Milton Nascimento. As amizades são, de fato, algo muito valioso que temos que tratar com todo o carinho. Afinal, quem não gosta de contar com um bom amigo ou uma boa amiga nas horas de necessidade? E nos momentos de alegria, tudo fica melhor com as pessoas de quem gostamos ao nosso lado!

Além de fazer muito bem ao nosso coração, as amizades também contribuem muito para a nossa saúde! E isso é comprovado cientificamente. Veja neste texto quais são os incríveis benefícios que a amizade promove ao nosso bem-estar.

 

  • Diminui o risco de doenças

De acordo com estudos feitos pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, as amizades contribuem para nos mantermos mais protegidos contra doenças. Pessoas solitárias têm maior tendência a desenvolverem distúrbios psicológicos, tais como estresse e ansiedade, e até desenvolverem Alzheimer.

 

  • Aumenta a longevidade

Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que os laços de amizade ajudam a manter a saúde cerebral ao longo dos anos. Por outro lado, estudiosos da Brigham Young University informaram que a falta de interações sociais pode ser tão prejudicial quanto alcoolismo, obesidade e tabagismo.

 

  • Fortalece o coração

Além de fazer bem ao nosso coração no sentido figurado, as amizades também têm impactos concretos no funcionamento desse músculo. A Universidade de Columbia divulgou que ter pessoas queridas próximas pode diminuir em até 22% o aparecimento de doenças cardíacas.

 

  • Proporciona uma vida mais otimista

Os amigos de verdade sempre estão dispostos a levantar o nosso astral, não é? E as Universidades de Harvard e da Califórnia comprovaram que as amizades saudáveis nos fazem ser mais otimistas.

 

  • Promove o bem-estar psicológico nas crianças

É quando somos bem pequenos que começamos a aprender o valor de uma boa amizade. Em um estudo realizado pela Universidade do Maine, os amiguinhos contribuem para o desenvolvimento psicológico das crianças.

 

  • Nos mantém em dia com as atividades físicas

Se você tem amigos ou amigas que praticam algum tipo de atividade física, a tendência é que você também passe a adotar essas práticas no seu dia a dia, segundo a Universidade de Bristol, no Reino Unido.

 

  • Ajuda na saúde dos casais

Toda relação amorosa começa como uma boa amizade, não é mesmo? Segundo um especialista da Universidade de Washington, a amizade ajuda a fazer com que a relação seja mais saudável e duradoura.

 

 

 

 

  • Auxilia a recuperação do câncer

Diversos estudos afirmaram que, para as pessoas portadoras de câncer, faz toda a diferença ter amigos e amigas por perto. A amizade pode, assim, ser considerada uma forma de contribuir para a luta contra a doença.

 

Você já sabe que o Laboratório Júlio Vargas está sempre presente para oferecer toda a amizade e atenção que você merece! Conte sempre conosco!