A Federação Médica Brasileira define o dia 16 de março como o Dia do Sono. A data, marcada sempre por eventos ao redor do país, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do sono para o bem-estar. Afinal, uma rotina definida com o período de descanso ideal é um dos pilares para manter a qualidade de vida.
O sono é definido como o momento em que o indivíduo fica com as atividades perceptivo-sensoriais e motoras voluntárias suspensas. Ou seja, há total quietude, relaxando o corpo e a mente. Como resultado, por meio desse adormecimento, recarregamos as energias para o dia que está por vir.
Mesmo conhecendo essa significativa função, dormir bem pode não ser uma tarefa simples para muitas pessoas. Às vezes, no dia a dia corrido, nem chega a ser prioridade. Pensando nisso, assim como os precursores do Dia do Sono, entendemos o valor de propagar os benefícios do repouso regulado para que isso seja parte da realidade de todos.
Ao longo do texto, você confere a lista de vantagens e algumas dicas para dormir com qualidade.
Os benefícios do sono regulado
Uma noite bem dormida garante:
- Fortalecimento do organismo no combate às infecções;
- Melhor formação de proteínas que fortalecem o corpo;
- Redução do estresse, com menor produção de cortisol e adrenalina;
- Bom-humor, evitando transtornos de longo prazo, como ansiedade e depressão;
- Ampliação da memória – é quando dormimos que o cérebro processa as novas experiências;
- Rejuvenescimento, com as células da pele se renovando e produzindo melatonina, que previne o envelhecimento.
Como dormir melhor?
Para chegar ao número de horas de sono ideal, é necessário conhecer o ritmo do seu corpo. O recomendado na idade adulta são 8 horas de descanso, mas, mesmo que em tempo reduzido, algumas práticas podem dar mais qualidade para esse tempo. São elas:
- Procure ter um horário certo para dormir todos os dias;
- Opte por refeições leves durante a noite;
- Tenha um costume diário antes de deitar, como escovar os dentes – isso pode te deixar com o “emocional” preparado para o sono;
- Evite fazer atividades físicas que o despertem perto da hora de dormir;
- Desligue os aparelhos eletrônicos, como a TV e o celular.
Ao seguir as dicas, lembre-se de que cuidar do sono é cuidar de você. Essa é nossa prioridade! Para mais notícias, continue em nosso blog.