Vamos conversar sobre câncer? Dia 04 de Fevereiro é Dia Mundial do Câncer, data criada para a conscientização sobre as mais de 100 doenças que compõem o conjunto. O objetivo é chamar atenção às medidas de prevenção e controle das condições.
Leia mais no artigo abaixo:
O câncer é a principal causa de mortes prematuras no mundo
Dados do Ministério da Saúde, mais de 7,6 milhões de brasileiros morrem em decorrência do câncer anualmente, sendo que cerca de 4 milhões são pessoas de 30 aos 69 anos.
O controle dessas mortes prematuras é o principal objetivo da luta contra o câncer, já que cerca de 1,5 milhões dessas letalidades podem ser evitadas com as medidas certas.
O câncer é caracterizado pelo aumento desordenado de células, que se tornam agressivas e invadem órgãos e tecidos do corpo. Esse processo é o que gera os tumores, que também podem invadir áreas vizinhas do nosso corpo.
No Brasil, o câncer de próstata é a variação mais comum da doença. Confira os tipos mais diagnosticados por aqui:
- Câncer de próstata
- Câncer de mama
- Câncer de cólon e reto
- Câncer de estômago
- Câncer na cavidade oral
Como posso me prevenir?
Grande parte da luta pela conscientização sobre o câncer é fazer a população entender quais são as ações de prevenção. Cuidar do nosso corpo é fazer a nossa parte nessa caminhada.
Confira algumas orientações para essa prevenção:
Hábitos saudáveis sempre importam
As dicas principais para cuidar da saúde são uma alimentação saudável, um corpo em movimento e ficar longe do cigarro. E com o câncer isso não seria diferente! Ações como essas ajudam a evitar casos de câncer no pulmão, coração, estômago e muito mais.
Atenção aos fatores ambientais
O uso regular do protetor solar e o cuidado com alimentos contaminados são alguns dos hábitos que ajudam a prevenir o aparecimento de tumores.
Mantenha o cartão de vacinas em dia
Sim, existem vacinas que previnem casos de câncer. A dose que combate o HPV, por exemplo, pode impedir que a infecção se torne um tumor. A vacina deve ser aplicada em meninas de 9 aos 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos.
Além disso, as mulheres mais velhas, de 35 a 64 anos, devem fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero uma vez a cada três anos.
Observe o histórico familiar
O câncer é hereditário, ou seja, pessoas com casos na família têm mais chances de desenvolver a doença. Esse fator pode parecer estar fora do nosso alcance, mas ainda há medidas que ajudam na prevenção.
É importante entender os sintomas do tipo de câncer observado e estar atendo aos sinais do próprio corpo. Consultas médias e exames periódicos também são encorajados para um cuidado completo.
Conte com o Laboratório Júlio Vargas!
Nós apoiamos e nos colocamos como protagonistas na luta pela conscientização sobre o câncer. Agende seu exame conosco e esteja a par da sua saúde!