Garantir que os direitos dos pacientes sejam respeitados é um compromisso da equipe de profissionais do Laboratório Júlio Vargas. Além da qualidade de nossos serviços, o atendimento humanizado também é um diferencial.
É importante conhecer direitos e deveres aos quais pacientes das redes pública e particular estão submetidos. Em hospitais, postos de saúde, consultórios, clínicas e laboratórios, seus direitos e deveres têm que prevalecer.
- Seus direitos
São direitos dos pacientes durante todo o período de seu atendimento:
- Ter tratamento digno, atencioso e respeitoso por todos os colaboradores do laboratório, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
- Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome.
- Poder identificar as pessoas responsáveis, direta ou indiretamente, por sua assistência por meio de uniforme e crachá visíveis.
- Ter a privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento.
- Ter assegurado o direito à confidencialidade de suas informações pela manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
- Receber informações claras, objetivas e compreensíveis.
- Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, os procedimentos propostos.
- Seus deveres
São obrigações dos pacientes durante o período de seu atendimento:
- Fornecer as informações sobre sua saúde, inclusive o uso de medicamentos.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço do laboratório, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações.
- Observar as recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais do laboratório, assumindo a responsabilidade pelas consequências advindas da não observação de tais instruções;
- Honrar seu compromisso financeiro com o laboratório.
Exerça seus deveres e exija seus direitos. Este é o papel de todos os cidadãos.
Conte conosco para que seus direitos sejam sempre cumpridos.