Doenças da tireoide: quais são os exames recomendados?

Doenças da tireoide: quais são os exames recomendados?

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na parte inferior do nosso pescoço. Sua atuação tem influência direta em órgãos importantes, como o coração, o cérebro e o fígado. A produção de hormônios realizada por ela interfere no desenvolvimento infantil, nos ciclos menstruais, no peso e na memória. Além da concentração e do controle emocional.

Como resultado, o pleno funcionamento da tireoide é fundamental para que todo o nosso organismo esteja em equilíbrio. Quando a glândula sofre alterações, os hormônios podem ser liberados em excesso ou em quantidade insuficiente. No primeiro caso, há o hipertireoidismo. Já no segundo, o hipotireoidismo.

Entre as doenças relacionadas à tireoide, também estão bócio, nódulos e câncer. Para identificá-las existem exames disponíveis, que avaliam a glândula e identificam possíveis problemas. Vamos conhecê-los?

Exames de tireoide

  • Dosagem de hormônios: avalia-se, principalmente, a quantidade produzida de T4 livre e do TSH.
  • Dosagem de anticorpos: utilizada para o diagnóstico de doenças graves e da chamada tireoide de Hashimoto, um distúrbio autoimune que ataca as células e causa inflamação.
  • Biópsia: feita para casos em que há suspeita de câncer – a avaliação é feita com o nódulo tireoidiano.
  • Ultrassom: avalia o nódulo da tireoide, pode indicar doenças autoimunes e mostra suas principais características, como o tamanho.
  • Cintilografia: solicitada quando há dúvida sobre o diagnóstico de hipertireoidismo.

Quando realizá-los?

Para evitar doenças na tireoide, o cuidado preventivo é valioso. Por isso, é recomendado que as avaliações da glândula façam parte das consultas e dos exames médicos periódicos – dentro do famoso check-up anual. O diagnóstico é simples, e o tratamento pode salvar vidas. Em casos de hipertireoidismo ou hipotireoidismo, existem medicamentos para realização do controle.

Em quadros de câncer, é necessária cirurgia. Os nódulos, por sua vez, não costumam demandar procedimentos, sendo importante apenas acompanhar com uma frequência predefinida pelo médico responsável. Para saber mais sobre avaliações e cuidados com a saúde, acompanhe nossas redes sociais.

Na hora de agendar seus exames de rotina, conte com o Laboratório Júlio Vargas. Realizamos a marcação por telefone no número (32) 98814-6683 e fornecemos todas as orientações primordiais para as análises solicitadas, incluindo a de tireoide.