Em novembro, a luta contra o câncer continua!

Em novembro, a luta contra o câncer continua!

O Novembro Azul é um movimento que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a doença já é o segundo tipo de tumor maligno que mais atinge a parcela masculina do país. A cada 7 minutos, um homem é diagnosticado. Nesta luta, além de incentivar os cuidados com o corpo, o intuito é diminuir preconceitos.

Para isso, a campanha do mês de novembro também é fundamental para compartilhar informação. Confira, agora, explicações sobre o câncer de próstata e como se prevenir:

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. O órgão produz o líquido prostático, vital para composição do sêmen por ser o responsável pela proteção dos espermatozoides e pelo aumento das chances reprodutivas. Quando as células da próstata passam a se desenvolver de maneira tumultuada, sem seguir o movimento habitual, há o desenvolvimento do câncer.

A disfunção pode ocorrer em qualquer momento da vida. Apesar disso, cerca de 62% dos casos são de homens com idade acima de 65 anos. Entre os fatores de risco, assim como a idade, estão o histórico familiar, a raça – a maior incidência desse tipo de câncer é em homens de pele negra – e hábitos de vida não saudáveis.

Formas de prevenção

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Consequentemente, os exames preventivos são essenciais para que não seja descoberto em estágio avançado, potencialmente fatal. São eles:

  • Exame de toque retal

O exame de toque retal é feito pelo médico urologista no próprio consultório e dura, normalmente, apenas um minuto. O procedimento de rotina deve ser realizado para avaliar a próstata. Nele, é possível detectar se existem alterações como nódulos ou diferenças na consistência da glândula.

  • Exame de PSA

O teste realizado com amostra de sangue colhida em laboratório mede o antígeno prostático específico. Os antígenos são moléculas produzidas na próstata. O exame avalia a quantidade que está sendo formada na glândula e, assim, pode identificar o desenvolvimento do câncer.

Agende o seu exame pelo WhatsApp com o número (32) 98814-6683. Vamos, juntos, colocar, agora e sempre, sua saúde em primeiro lugar.