A endometriose é uma condição mais comum do que se imagina. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ela afeta cerca de 10% da população feminina, sendo mais recorrente em mulheres com idade entre 25 e 35 anos.
Mas o que é a endometriose?
Primeiramente, precisamos entender o que é endométrio. Esse é o tecido que fica na parte interna do útero. Já a endometriose é uma doença ginecológica determinada pelo desenvolvimento desse tecido e de glândulas endometriais fora da cavidade do útero, provocando uma inflamação crônica. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles genéticos e epigenéticos.
Quais são os sintomas?
Os principais sinais são:
- Cólicas intensas;
- Dor durante a menstruação;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dor na região pélvica;
- Fadiga;
- Sangramento menstrual intenso ou irregular;
- Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
- Dificuldade para engravidar e infertilidade.
Como é feito o diagnóstico?
A endometriose ainda pode ser considerada uma condição de difícil diagnóstico durante o exame clínico, ou seja, na consulta de rotina com o ginecologista.
Por isso, após uma avaliação dos sintomas, o médico poderá solicitar exames de imagem, como ultrassom, ressonância, laparoscopia e laparotomia, e alguns testes laboratoriais específicos, por exemplo, o CA 125, um exame de sangue marcador de endometriose.
Existe tratamento?
A resposta é sim! Para combater as dores da endometriose, o médico poderá indicar cirurgia ou realizar o tratamento medicamentoso. Cabe ao especialista avaliar a melhor opção, de acordo com a gravidade e as condições da paciente. Os dois tipos de tratamento também podem ser feitos ao mesmo tempo.
Entretanto, não existe cura permanente para a endometriose. O tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas e contribuir para a redução das lesões endometrióticas.
Continue acompanhando as nossas notícias pelo site e pelas redes sociais. E, claro, faça os seus exames no Laboratório Júlio Vargas. Garantia de qualidade e confiabilidade nos resultados! Entre em contato conosco pelo número (32) 98814-6683 e agende a sua coleta.