Uma nova norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agora permite a realização de testes de análises clínicas em farmácias. No entanto, é válido entendermos a importância da realização de exames no laboratório.
Para te ajudar a compreender a diferença entre as duas modalidades, separamos algumas informações essenciais sobre o assunto. Leia abaixo!
Farmácias já podem realizar exames de análises clínicas
A partir de agosto de 2023, todas as farmácias do Brasil podem realizar quase 50 tipos de exames de saúde. A decisão da Anvisa altera uma norma que antes permitia somente os testes de Covid-19 e glicemia.
De acordo com as novas regras, os testes realizados nas farmácias devem ser feitos a partir de material biológico primário. Além disso, a coleta precisa ser feita na própria drogaria – nunca pelo paciente.
Mas, atenção! Mesmo com a nova norma, é importante entendermos que o resultado da farmácia não elimina a necessidade do exame laboratorial. Isso porque os testes realizados nos laboratórios são mais completos e confiáveis.
Testes de farmácia x testes laboratoriais: qual é a diferença?
Para entender a importância de realizar exames no laboratório, é preciso compreender a diferença entre os tipos de testes. Leia abaixo para saber mais.
Testes de farmácia
Os exames de farmácia são testes rápidos, feitos em dispositivos de plástico e que apresentam resultado visual. Também é comum realiza-los em pequenos equipamentos, que mostram o resultado em questão de minutos. Os testes rápidos de Covid-19 são o principal exemplo desta categoria.
Para chegar a este resultado, o farmacêutico coleta uma amostra primária, como uma gota de sangue, amostra de saliva ou fluídos nasais.
Testes laboratoriais
No laboratório, os exames são mais complexos e abrangem um maior número de diagnósticos. Por isso, os resultados não são divulgados na hora e podem levar alguns dias para serem alcançados.
Além disso, o processo de análise laboratorial usa equipamentos mais complexos e pode exigir maior quantidade de amostras.
A importância de realizar exames no laboratório
O mais importante a se entender é que os testes de farmácia são de triagem. Ou seja, servem para aqueles clientes em dúvida sobre estarem ou não com alguma doença.
No caso de resultado positivo, é imprescindível que este paciente busque fazer um exame no laboratório para confirmação da condição e início dos tratamentos necessários.
O Laboratório Júlio Vargas é excelência em atendimento e confiabilidade em Barbacena e região. Nossas quatro unidades abrangem uma vasta gama de testes e exames, todos feitos com grande complexidade pela saúde plena de nossos pacientes. Clique aqui para conhecer todos os exames que podem ser feitos em nosso laboratório.