Exames toxicológicos são capazes de detectar o consumo de uma grande variedade de drogas, nos 90 dias que antecedem o exame. É possível identificar o uso de maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, “ecstasy” (MDMA e MDA), anfetamina, metanfetamina, anfepramona, femproporex e mazindol.
A coleta é simples, indolor e não invasiva. A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. Em geral, é necessário retirar 4cm de cabelo. Também é possível realizar a análise através de amostras das unhas.
Quando fazer?
Esse tipo de análise é frequentemente realizada em exames admissionais das polícias Militar, Civil e Federal, do Corpo de Bombeiros e dos Agentes Penitenciários, por exemplo. Seu resultado é utilizado para renovação de CNHs das categorias C, D e E. No caso da inclusão da categoria A, também é necessário fazer o exame.
Nas situações de renovação de CNHs, é preciso realizar os testes em laboratórios credenciados pelo DENATRAN. A média é que em até 10 dias corridos o resultado seja liberado e inserido na base de dados do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados).
Confira a lista completa de exames que o Laboratório Júlio Vargas oferece clicando aqui. Você pode optar pela forma tradicional ou, para mais conforto e comodidade, realizamos a coleta de material em domicílio.