Notícias

Hepatite: conheça os sintomas e saiba se prevenir

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais está chegando. No dia 28 de julho, é comemorada a data que visa orientar e conscientizar a população sobre a hepatite e os seus tipos. Para reforçar o movimento, foi criado o julho amarelo, mês da conscientização das hepatites virais. Mas, afinal, o que é hepatite? Conheça a doença e seus principais tipos.

A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas e nem sempre apresentam sintomas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados pelos tipos A, B, C, D e E.

Confira os principais tipos de hepatite e como se prevenir

Hepatite A

Principais sintomas: Costuma apresentar sintomas discretos como cansaço, fraqueza, diminuição do apetite e dor na parte superior da barriga, mas pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante.

Transmissão: Contato com água ou alimentos contaminados.

Como prevenir: Higienizar os alimentos e evitar compartilhar escovas de dente e talheres, além de não manter contato íntimo desprotegido.

Hepatite B

Principais sintomas: Pode ser assintomática, mas precisa de tratamento para evitar a progressão da doença e a deterioração do fígado. Quando os sintomas surgem, podem ser enjoos, febre baixa, dor nas articulações e dor abdominal.

Transmissão: Contato com sangue ou secreções contaminadas, como transfusões sanguíneas, compartilhamento de seringas e agulhas e, principalmente, relação sexual desprotegida.

Como prevenir: A melhor maneira é a vacinação. Não ter relações sexuais desprotegidas e ter atenção às condições de higiene de ambientes de manicure, tatuagem e piercing, além de não compartilhar seringas e agulhas.

Hepatite C

Principais sintomas: Costumam surgir entre 2 meses e 2 anos após o contato com o vírus. Os principais sintomas são pele amarelada, urina escura, dores abdominais e perda de apetite.

Transmissão: Ocorre através do contato com sangue ou secreções contaminadas com o vírus. Tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento, rapidamente iniciado. Se não for tratada, pode evoluir para a hepatite crônica, levando à cirrose ou à insuficiência hepática.

Como tratar: Assim que surgirem os primeiros sintomas, é indicado ir ao infectologista ou hepatologista para fazer diagnóstico e iniciar o tratamento. Normalmente, o tratamento indicado é feito com antivirais e dura cerca de 6 meses.

O Laboratório Júlio Vargas apoia o mês da conscientização das hepatites virais. Participe também. Faça o teste e vacine-se.