Notícias

Janeiro Branco: a saúde mental merece atenção e cuidado

Para começar o ano com a cabeça no que é importante, a campanha Janeiro Branco busca a conscientização da população a respeito da importância da saúde mental.

Esse ramo da saúde envolve a relação do indivíduo com a vida ao seu redor: as alegrias, os conflitos, os desafios e todo o espectro de emoções humanas. Saber lidar com as exigências do dia a dia, estar bem consigo e com os outros e saber reconhecer seus limites são sinais de uma boa saúde mental.

A campanha Janeiro Branco

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a atenção para a necessidade de uma nova perspectiva do assunto. Segundo o estudo realizado pela organização, quase um bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental.

É este o objetivo da campanha, desde sua criação em 2014: construir uma visão moderna e humana da saúde mental. Dessa forma, problemas como depressão, ansiedade e síndrome do pânico podem ser tratados de forma séria, sem tabus ou preconceitos.

O mês foi escolhido pensando nos valores do início de um novo ano, e janeiro representa uma folha em branco, pronta para ser preenchida com os valores certos – e, é claro, a atenção aos sinais do nosso corpo. A campanha é considerada a maior do mundo no assunto e luta para que a saúde mental seja considerada prioridade durante o ano inteiro.

A saúde mental no ambiente de trabalho

Quando falamos sobre o cuidado com a mente, precisamos levar em consideração o ambiente e as exigências profissionais de cada um. Em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a OMS estimou que, ao ano, são perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho por motivos relacionados à saúde mental.

Esse é um dos sinais de que o cuidado psicológico é uma questão de saúde pública, que deve ser levada a sério e lidada da forma correta.

As empresas têm papel importante nessa luta, fazendo o máximo para oferecer ambientes agradáveis, implementar programas de saúde mental e treinar profissionais específicos para esse cuidado. Além disso, vale destacar a importância de se mostrar disponível para lidar e ajudar possíveis funcionários com questões relacionadas ao psicológico.

No entanto, também há ações que podem ser tomadas pelo funcionário em prol de uma boa relação mente-corpo.

– 4 dicas de autocuidado no ambiente de trabalho

  • Entenda seus limites

A principal orientação para o autocuidado no dia a dia do trabalho é entender até que ponto a sua mente e seu corpo aguentam ir. É possível fazer um bom trabalho e, ao mesmo tempo, saber a hora de priorizar a sua saúde.

  • Faça pausas

Essa dica, que está diretamente atrelada à primeira, pode parecer simples. Mas a verdade é que muita gente se esquece de fazer pausas e tirar períodos de descanso durante o dia. Se necessário, coloque lembretes e despertadores!

  • Atenção aos hábitos fora do trabalho

Os hábitos pessoais também precisam ser levados em consideração quando falamos sobre a saúde mental no trabalho! Uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, por exemplo, têm papel importante no funcionamento do nosso cérebro. Ou seja, hábitos saudáveis criam mentes saudáveis!

  • Busque ajuda

O mais importante: ao notar sinais de que algo não vai bem mentalmente, não hesite em procurar ajuda! Conversas com amigos e familiares são úteis, mas é importante buscar um profissional qualificado: seja diretamente com um médico ou por meio do setor de Recursos Humanos (RH) da sua empresa.

O Laboratório São José apoia a campanha Janeiro Branco e se junta à luta para uma perspectiva humana sobre a saúde mental. Conte conosco nessa jornada!