Mantenha sua vacinação em dia e previna doenças

A vacinação é uma das medidas mais eficazes na prevenção de doenças. Quem não se vacina coloca a saúde em risco e também a dos familiares, parceiros e pessoas com quem tem contato, porque, quanto mais pessoas de determinada comunidade estiverem protegidas, menor é a chance de alguém de esse grupo ser contaminado. Portanto, prevenir-se é melhor e mais fácil do que tratar uma possível doença causada pela falta de vacina.

 

O Brasil conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que disponibiliza diversas vacinas à população gratuitamente. De acordo com os dados, são mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas.

 

A maioria das doenças pode ser evitada com a vacina. Doenças como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola, que matavam milhares de pessoas até a metade do século passado, já não apresentam os mesmos números, graças à vacinação. Mas, mesmo sob controle atualmente, elas podem se tornar uma epidemia novamente, caso as pessoas parem de se vacinar.

 

Isso também explica a importância da vacinação durante todo o período de vida, e não somente na infância. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos e também para gestantes.

 

Vacinas são seguras

 

As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne, pois possuem, em sua composição, um vírus enfraquecido ou morto, incapaz de transmitir a enfermidade, porém preparado para combatê-la se for necessário.

 

Manter o seu cartão de vacinas atualizado pode evitar doenças e salvar sua vida. Vacine-se.