Mês da mulher: confira 5 dicas de cuidado com a saúde e o bem-estar

Mês da mulher: confira 5 dicas de cuidado com a saúde e o bem-estar

Março é o mês da mulher. Por isso, separamos um conteúdo dedicado a elas, que são exemplos de força, luta e sabedoria. Confira 5 dicas de cuidado com a saúde da mulher!

Conheça o seu corpo

Conhecer o funcionamento do seu corpo é o primeiro passo para uma boa saúde. Quando você se entende e sabe exatamente o que te faz bem e o que te faz mal, o seu bem-estar, tanto físico quanto mental, trabalha muito melhor. Além disso, você percebe rapidamente quando tem algo errado e logo procura por ajuda médica, auxiliando na detecção precoce de algumas doenças.

Faça exames de check-up

Realizar exames periodicamente também é uma dica essencial para quem coloca a saúde em primeiro lugar. Os de sangue, como hemograma completo, glicose, colesterol e exames de tireoide, são importantes aliados no rastreamento de doenças. Além disso, as mulheres devem realizar, pelo menos uma vez ao ano, exames de Papanicolau, para possível detecção de câncer do colo do útero e algumas infecções sexualmente transmissíveis, e a mamografia, para rastreamento do câncer de mama.

Priorize a alimentação saudável

Pode parecer óbvio, mas manter uma alimentação saudável pode prevenir muitas doenças como obesidade, hipertensão, anemia, câncer, diabetes e artrite. Além de ser responsável pela manutenção do peso, uma boa alimentação aumenta nossa disposição, nos deixa de bom humor, fortalece o nosso sistema imunológico, fortalece os ossos e regula o nosso organismo.

Mantenha-se hidratada

Sessenta por cento do nosso corpo é composto por água, e, por isso, precisamos manter a hidratação em dia. A água é parte principal para o bom funcionamento do nosso organismo, pois é responsável pelo transporte dos nutrientes e regula a nossa temperatura corporal.  É recomendado que sejam ingeridos pelo menos 2 litros de água por dia, mas fatores como o clima, o nível de atividades físicas e o peso podem influenciar na quantidade.

Fique atenta à sua saúde mental

Sua saúde mental também importa. Sintomas de depressão, transtornos de ansiedade, insônia, estresse e transtornos de alimentação requerem muita atenção. Não deixe de procurar ajuda, cuide de você!

E que tal começar agendando o seu check-up anual? Clique aqui e confira as orientações dos exames no Laboratório Júlio Vargas e marque pelo WhatsApp por meio do número (32) 98814-6683.