No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E nada melhor do que falarmos sobre saúde da mulher, não é mesmo?
Segundo o IBGE, as mulheres representam 51,7% da população brasileira, mas, em relação às políticas e aos protocolos, a preocupação com um tema tão relevante, como o cuidado com a saúde da mulher, tem pouco mais de três décadas. Por isso, neste texto, vamos conversar sobre o exame preventivo, mais conhecido como Papanicolau.
O que é o exame preventivo e quais doenças ele pode detectar?
É um exame ginecológico que representa a coleta de células do colo do útero e, após análise, pode auxiliar no diagnóstico de lesões ou alterações no órgão, entre elas a identificação do Papilomavírus Humano (HPV), causador do câncer de colo de útero.
Além disso, o preventivo pode diagnosticar algumas infecções sexualmente transmissíveis (IST) e nódulos ou cistos.
Quando realizar o Papanicolau?
O exame é recomendado para mulheres a partir dos 25 anos e/ou que têm ou já tiveram vida sexual ativa e deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. É um exame rápido, normalmente indolor e feito no consultório do médico especialista.
Existe um preparo para o exame preventivo?
Para realizar o exame, a mulher precisa seguir estas recomendações: não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame e não ter utilizado duchas de higiene íntima, cremes ou lubrificantes vaginais.
Com que frequência ele deve ser feito?
A frequência pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente e seguindo orientação médica. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, as duas primeiras coletas do exame devem ser feitas anualmente e, se não houver alterações, pode ser realizado a cada três anos.
Outros exames solicitados
Na consulta de rotina, o médico pode solicitar alguns exames complementares com o objetivo de rastrear alguma alteração no organismo. São eles: sangue (hemograma completo, colesterol, triglicérides, glicemia e avaliação hormonal), urina e fezes.
Cuide da sua saúde, faça sempre os exames recomendados pelo seu médico de confiança e, claro, conte sempre com o Laboratório Júlio Vargas. E não se esqueça de acompanhar o nosso blog. Neste mês, continuaremos falando sobre saúde da mulher.