Chegou o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O objetivo da campanha é chamar a atenção sobre a doença e sua principal forma de combate: o diagnóstico precoce.
O Laboratório Júlio Vargas preparou um artigo sobre o assunto, reunindo as principais informações para que você entenda como cuidar da sua saúde.
Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, especialmente sobre a prevenção ao câncer de próstata, que surgiu como uma iniciativa em 2003, na Austrália.
O objetivo da campanha é incentivar as conversas sobre a saúde dos homens e a importância da detecção precoce desse câncer. Durante o mês de novembro, muitas organizações e instituições promovem atividades e campanhas de conscientização, incentivando o público masculino a fazer exames regulares e a adotar hábitos de vida saudáveis.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua função é produzir o esperma.
Esse tipo de câncer é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, com cerca de três milhões de pessoas convivendo com a doença. Diariamente, 42 homens morrem em decorrência da condição.
Fatores de risco
Os fatores de risco para o câncer de próstata são:
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
Sintomas
O câncer de próstata não apresenta sinais em sua fase inicial. Na maior parte dos casos, os sinais de alerta aparecem somente quando a doença já está avançada, o que dificulta a recuperação dos pacientes. Nesses casos, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dor ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Prevenção
A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para aumentar as chances de cura. Os exames mais comuns para o rastreamento são o PSA (antígeno prostático específico) no sangue e o toque retal. Se houver suspeita de câncer, uma biópsia da próstata pode ser realizada.
A orientação é que todos os homens com fatores de risco façam os exames com regularidade, a partir dos 45 anos. Sem esses fatores, a idade é 50 anos.
Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar o tabagismo, também pode ajudar a reduzir os riscos da doença.
O Laboratório Júlio Vargas usa essa oportunidade para reforçar a importância do Novembro Azul e da conscientização sobre o câncer de próstata. Cuide de você e realize um check-up geral! Clique aqui para conhecer nossos serviços.