Notícias

Novembro Azul e os cuidados com a saúde masculina

Você com certeza já ouviu falar em Novembro Azul, não é mesmo? Ele teve início em 2003, na Austrália, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

Por isso, essa é uma campanha dedicada, principalmente, ao combate ao câncer de próstata. Mas, mais do que isso, o Novembro Azul também tem sido utilizado na conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde masculina como um todo, muitas vezes negligenciada pela falta de informação.

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Confira o texto que o Laboratório Júlio Vargas preparou. Boa leitura!

Sobre o câncer de próstata

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente no homem. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, de 2019 a 2021, mais de 47 mil óbitos foram registrados em razão da doença.

Só em 2021, 16.055 homens morreram de câncer de próstata, ou seja, aproximadamente 44 mortes por dia. Em 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 65.840 novos casos de câncer de próstata são esperados.

O que é a próstata?

Com cerca de 20 gramas, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir o esperma, juntamente com as vesículas seminais.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

No início, a doença não apresenta sintomas. Quando aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Nessa fase, os sintomas são:

  • Dor óssea.
  • Dores ao urinar.
  • Vontade de urinar com frequência.
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Quais são os fatores de risco?

  • Histórico familiar de câncer de próstata.
  • Raça (homens negros têm maior incidência de câncer de próstata).

Qual é a importância do diagnóstico precoce?

Quando detectado no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura. Portanto é essencial que os homens deixem o preconceito de lado e, mesmo na ausência de sintomas, procurem um médico para realizar os exames preventivos.

Por exemplo, homens a partir de 45 anos devem ir ao urologista para realizar o exame de toque retal. Uma análise feita para avaliar a alteração da glândula, como presença de nódulos.

Além disso, devem realizar, anualmente, o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que funciona como um marcador tumoral e é utilizado para diagnóstico, monitoramento e controle da evolução do carcinoma da próstata.

Previna-se! Faça o check-up com um médico de sua confiança. E, claro, conte com o Laboratório Júlio Vargas para realizar os seus exames de sangue. Entre em contato com o WhatsApp (32) 98814-6683 e agende a sua coleta.

Juntos, seguimos lutando por essa causa!

Fonte: Ministério da Saúde.