O Laboratório

O Laboratório Júlio Vargas foi fundado em 1949, na cidade de Barbacena, pelo dr. Júlio Fagundes Vargas. Formado pela Faculdade de Medicina de Minas Gerais, o médico foi um dos pioneiros na construção e na evolução do sistema de saúde da cidade e da região.

Com uma experiência construída ao longo de décadas na área, o laboratório atua hoje com três unidades localizadas estrategicamente na cidade, abrangendo uma vasta gama de testes e exames, com confiabilidade e atendimento de excelência.

Para continuar trilhando o caminho do sucesso, a empresa investe constantemente no Controle de Qualidade, trazendo mais segurança aos processos e conformidade às exigências legais. Em 2013, o laboratório foi o primeiro de Barbacena e região a ser Acreditado, nível máximo de certificação da qualidade em saúde. Ainda hoje, é o único a contar com o selo do PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Com isso, paciente e médico podem contar com uma vantagem inestimável: a tranquilidade.

Política da Qualidade

No Laboratório Júlio Vargas, a qualidade é levada a sério. Desde 2013, o laboratório encontra-se Acreditado, nível máximo de certificação da qualidade em saúde. Ainda hoje, é o único a contar o selo do PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Em todos os nossos processos, do atendimento ao resultado final, garantimos aos clientes não só a fidedignidade e a confidencialidade dos resultados, mas também um tratamento de alto padrão.

Nosso Sistema de Gestão da Qualidade está em conformidade com as mais recentes exigências governamentais para o funcionamento dos laboratórios clínicos. A implementação de controles e padronizações, que são constantemente acompanhados e avaliados através de indicadores de desempenho, garante que tudo esteja dentro da legislação vigente, refletindo um ótimo resultado final: a saúde dos pacientes.

Missão

Prestar serviço de excelência em medicina laboratorial, mediante atendimento humanizado, exatidão e precisão dos resultados e relação ética e transparente com nossos parceiros, comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

Visão

Ser reconhecido como uma referência no cuidado com a saúde das pessoas.

Valores

Ética: cultivamos nossas relações e gerenciamos nossas iniciativas empresariais, inspirados e orientados por uma conduta honesta e imparcial.
Qualidade: buscamos a excelência, como resultado da nossa permanente preocupação em fazer melhor, mais rápido e com mais conforto para todos que se relacionam conosco.
Respeito: consideramos que o respeito é um pressuposto essencial para relações de confiança entre pessoas e entre empresas. Esse é o fundamento que nos permite interagir com as diferenças e aprender com essa convivência.
Tecnologia: buscamos proporcionar o que há de mais avançado em tecnologia na prestação dos nossos serviços.
Responsabilidade social e ambiental: realizamos boas práticas sociais e adotamos políticas responsáveis na área ambiental.

Direitos e Deveres dos Pacientes

Se você ainda não conhece seus direitos e deveres, confira abaixo a lista completa sobre cada um.

Direitos dos pacientes

São direitos dos pacientes durante todo o período de seu atendimento:

  1. Ter tratamento digno, atencioso e respeitoso por todos os colaboradores do laboratório, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
  2. Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome.
  3. Poder identificar as pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, por meio de uniforme e crachá visíveis.
  4. Ter sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento.
  5. Ter assegurado o direito à confidencialidade de suas informações, pela manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
  6. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis.
  7. Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, os procedimentos propostos.

Deveres dos pacientes

São obrigações dos pacientes durante o período de seu atendimento:

  1. Fornecer as informações sobre a sua saúde, inclusive o uso de medicamentos.
  2. Respeitar os direitos de demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço do laboratório, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações.
  3. Observar as recomendações e as instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais do laboratório, assumindo a responsabilidade pelas consequências advindas da não observação de tais instruções.
  4. Honrar seu compromisso financeiro com o laboratório.