Vamos falar sobre saúde da mulher e prevenção? Conversar abertamente sobre o câncer é o primeiro passo para colocar o cuidado em primeiro lugar. Isso porque, quanto mais informações verdadeiras compartilhamos, mais fácil se torna realizar ações preventivas e garantir o diagnóstico precoce.
Você sabia que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início? Por isso, nossa conversa de hoje envolve as formas de identificar o câncer de mama e o câncer de colo de útero precocemente e as principais maneiras de manter a saúde feminina em dia.
Boa leitura!
Como identificar o câncer de mama e o de colo de útero?
Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Identificá-los precocemente, como vimos, traz melhores resultados no tratamento. Consequentemente, isso ajuda a reduzir a mortalidade. Vamos conferi-los?
Sintomas do câncer de mama
- Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. Essa é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
- Alterações no mamilo.
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Sintomas do câncer de colo de útero
O câncer do colo de útero é o terceiro câncer mais comum em mulheres brasileiras. Ele é dividido em três tipos, nomeados a partir do tipo de células que os formam. Aqui, é importante ter atenção: em estágio inicial, geralmente, eles não apresentam sintomas.
Muitas vezes, os sinais do câncer de colo de útero são notados quando a doença se torna invasiva. Ou seja, quando ela se expande e alcança os tecidos próximos. Por isso, é fundamental manter os exames ginecológicos em dia. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são:
- Sangramento vaginal anormal;
- Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual;
- Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
- Sangramento após a menopausa;
- Sangramento após a relação sexual;
- Dor durante a relação sexual;
- Dor na região pélvica.
Cuidado e saúde da mulher
Para todas as mulheres, independentemente da idade, a recomendação número um é: conheçam seus corpos. O autoconhecimento faz toda a diferença para que seja possível identificar o que é e o que não é normal em suas mamas, por exemplo. Além disso, realizar consultas periódicas ao médico e manter os exames preventivos em dia é indispensável.
A melhor forma de diagnosticar o câncer de colo do útero precocemente é fazer exames de Papanicolau regularmente, que podem ser combinados com o teste para HPV. No caso do câncer de mama, o exame de rotina e rastreamento para identificar a doença antes mesmo que a mulher apresente sintomas é a mamografia.
É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Na jornada da prevenção, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer. Para o câncer de mama, a amamentação também é considerada um fator protetor.
Conte com o Laboratório Júlio Vargas!
Por aqui, a prevenção é sempre pauta. No Outubro Rosa, voltamos nosso olhar à saúde da mulher, mas estamos atentos constantemente em como podemos ajudar você a se cuidar cada vez mais. Consulte seu médico e agende seus exames, combinado? Para continuar se informando com qualidade, fique em nosso blog!
Fontes de apoio: