Esse é o tipo de análise mais requisitado, porque é através do exame de sangue que são detectadas diversas doenças, inclusive as principais infecções virais que podem nos acometer. Sendo um exame simples e rápido, é a melhor forma de avaliação que temos para descobrir quais vírus circulam no organismo para, assim, poder eliminá-los.
O sangue carrega uma “memória imunológica”, permitindo que se saiba, através de hemograma, com quais vírus o nosso organismo já teve contato. Qualquer exame que seja feito através da análise de sangue, seja ele venoso, seja arterial, é denominado “exame de sangue”.
Os principais vírus detectados pelo exame de sangue são:
Covid-19
Os anticorpos da doença podem ser indicados através de análise sanguínea, podendo indicar se a pessoa em questão já teve contato com o coronavírus anteriormente.
HIV
O vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, é diagnosticado unicamente pela análise sanguínea. Através de exames regulares, caso tenha sido exposto ao risco, o exame de sangue poderá detectar o vírus do HIV no início e permitir o tratamento adequado e menos invasivo.
Hepatites
O exame de sangue detecta os tipos de hepatite: A, B e C. Assim, é possível ter o diagnóstico do tipo de doença e em qual grau ela está, permitindo o tratamento adequado para cada tipo. A análise sanguínea também indica se a doença é aguda ou crônica.
Doenças exantemáticas
Carregam essa denominação doenças como rubéola, varicela, sarampo e escarlatina. Exames de sangue são capazes de detectar esses tipos de doenças, sendo importante a realização do hemograma principalmente em gestantes, já que essas enfermidades podem influenciar uma possível má-formação do feto.
Quer ficar livre de qualquer dúvida quanto a possíveis infecções virais? Ligue e agende o seu exame de sangue!