Está aberta a temporada oficial da paçoca e do pé de moleque. E sabe o que essas gostosuras têm em comum? São feitas de amendoim! Rico em vitaminas e minerais, como zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, o amendoim é uma poderosa fonte de energia, que possui alta quantidade de gorduras, principalmente poli-insaturados e monoinsaturados.
Com um sabor marcante e textura crocante, o amendoim, além de gostoso, também faz muito bem para a saúde, sendo eficaz na redução do colesterol, na prevenção do câncer de cólon e muito mais. Descubra cinco motivos para consumir mais amendoim em suas refeições:
1. Proteção do sistema nervoso
O consumo regular de amendoim pode ajudar na prevenção de doenças que causam declínio cognitivo, como o Alzheimer, por exemplo. Isso ocorre porque, em sua composição, podemos encontrar a niacina, também chamada de vitamina B3, que é apontada por estudiosos como uma ótima proteção contra o desenvolvimento dessas doenças.
2. Prevenção do câncer
Algumas substâncias presentes no amendoim, como fitoesteroides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, são capazes de ajudar na prevenção do câncer de cólon, segundo pesquisas.
Em estudo recente com mais de 20 mil voluntários que consumiram o amendoim ao menos duas vezes por semana, foi detectado um risco 58% menor de desenvolver câncer em mulheres e 27% em homens. Os números mostram que esse consumo frequente pode ser mais um grande aliado na prevenção do câncer.
3. Rico em antioxidantes
O amendoim possui grande quantidade de antioxidantes, como os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico. A alta concentração desse ácido benéfico à saúde ainda pode ser aumentada em 22% quando o amendoim é torrado, mais uma comida típica das festas juninas.
O amendoim também possui outro poderoso antioxidante, a vitamina E. Combinados, eles combatem os radicais livres que causam danos ao organismo, levam ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até mesmo câncer.
4. Fonte de gorduras boas
O amendoim possui grande quantidade de gorduras boas, como o ácido graxo insaturado ômega 6. Esse tipo de gordura também pode ser encontrado em alimentos como o azeite de oliva e o abacate. Ele é benéfico para a saúde cardíaca, atuando na melhora dos níveis de colesterol bom (HDL), colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo. A chave para uma dieta saudável está em obter a quantidade correta de gorduras, de fontes boas, como o amendoim.
Depois de todas essas boas notícias sobre o amendoim, agora você não precisa mais de uma desculpa para se deliciar com aquela paçoca ou para repetir o pé de moleque. Mas lembre-se: o consumo em excesso não é aconselhável.
Para mais dicas sobre saúde, acesse o nosso facebook ou marque um horário com nossos especialistas.