Notícias

Saiba o que é hipertensão e os cuidados necessários com essa doença

A hipertensão, comumente conhecida como pressão alta, consiste em ter a pressão arterial meticulosamente, igual ou maior que 14 por 9 (superior a 140mmHg x 90mmHg milímetro por mercúrio), em pessoas com mais de 18 anos. Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes, o paciente demora a procurar ajuda médica, atrasando o diagnóstico e o tratamento.

 

A pressão é elevada por diversos motivos, mas basicamente isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem – se os vasos se estreitam, a pressão sobe. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS) mostram que, no Brasil, 25% da população tem hipertensão. A porcentagem sobe para mais de 50% para pessoas com mais de 60 anos.

 

Entenda melhor

A pressão alta ataca vasos, coração, rins e cérebro e causa outros problemas como infartos, derrames e insuficiência renal. Isso acontece porque os vasos são recobertos internamente por uma camada fina e delicada, que se machuca quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com o passar do tempo, eles se entopem e se rompem, porque ficam endurecidos e estreitados.

 

Sintomas da hipertensão

O paciente com hipertensão deve fazer um acompanhamento médico e ter atenção a sintomas como cansaço, tontura, dor na região da nuca, sangramento no nariz, náusea, vômito e visão embaçada. Qualquer pessoa pode ter hipertensão, independentemente de raça, estatura e peso.

 

Tratamento

Embora a pressão arterial seja mais bem regulada através da dieta antes de atingir o estágio da hipertensão, existem muitas opções de tratamento.

 

O ajuste de estilo de vida é o primeiro passo para o tratamento. Conheça algumas mudanças de hábito que devem ocorrer em pacientes com hipertensão.

 

  • Exercício físico regular

Os médicos recomendam que os pacientes com hipertensão se envolvam em 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada, dinâmica. Isso inclui andar, correr, andar de bicicleta ou nadar em 5 a 7 dias da semana.

  • Redução de estresse

Evitar o estresse pode ajudar a controlar a pressão arterial.

  • Vícios

O uso de álcool, drogas, tabagismo e alimentação não saudável para lidar com o estresse aumentará os problemas de hipertensão. Estes devem ser evitados.

Fumar pode aumentar a pressão arterial. O abandono do tabagismo reduz o risco de hipertensão, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

  • Além disso, é importante:

– Verificar a pressão pelo menos uma vez por ano;

– Manter o peso ideal, evitando a obesidade. Evite sal e frituras e coma mais frutas, verduras e legumes;

– Não interromper o tratamento.