Saiba quais são os exames de Covid-19 e quais são as suas diferenças      

Saiba quais são os exames de Covid-19 e quais são as suas diferenças    

 

Apesar de a vacinação contra a Covid-19 estar ocorrendo, ainda é necessário que fiquemos atentos aos cuidados que devemos tomar para não nos infectarmos.

 

Os sintomas do coronavírus podem se apresentar de diversas maneiras. Além disso, o organismo de cada pessoa reage de forma diferente.

 

Por isso, a melhor maneira de sabermos se estamos ou não contaminados com a doença é realizando os testes de Covid-19.

 

Quem deve fazer o teste e quando ele é indicado?

 

Os testes são indicados para as pessoas que estão com suspeita de terem contraído o vírus ou que apresentem algum dos sintomas – como febre, cansaço, tosse seca ou outros.

 

Ele também é indicado para pessoas que tiveram contato com algum paciente infectado.

 

Os tipos de testes

 

RT-PCR: é um exame molecular que faz o diagnóstico da Covid-19 a partir da investigação da presença de material genético do vírus.

 

A indicação é para que ele seja realizado no limite de até 10 dias após o início dos sintomas. Em assintomáticos, é indicado que seja feito após o sexto ou o oitavo dia de contato com o vírus.

 

O teste é feito por meio da análise de secreção respiratória colhida por meio do swab de nasofaringe. O resultado fica pronto em três dias úteis.

 

Coronavírus Anticorpos Totais: identifica a resposta imunológica dos anticorpos IgG, IgM e IgA em quem já foi exposto ao vírus.

 

Deve ser coletado 14 dias após os sintomas ou 21 dias após o contato.

 

O exame é feito por meio de amostra de sangue, e o resultado sai em três dias úteis.

 

Teste rápido IgG e IgM: identifica os anticorpos IgG e IgM como sinais de resposta imunológica em pessoas que foram expostas ao vírus.

 

Deve ser realizado na fase tardia, após 14 dias de sintomas, com resultado RT-PCR negativo, e após 28 dias para saber se já houve contato.

 

O teste é feito por amostra de sangue, e o resultado sai no mesmo dia da coleta.

 

Teste sorológico IgM e IgG: atua identificando a presença de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus.

 

O teste deve ser feito 10 dias após o início dos sintomas.

 

O exame é realizado a partir da coleta de sangue do paciente, e o resultado sai em três dias úteis.

 

Teste sorológico IgG: detecta os anticorpos IgG a partir da resposta imunológica em pessoas que querem saber se já contraíram a Covid-19.

 

Dever realizado entre 14 e 20 dias após o início dos sintomas ou 28 dias após a suspeita de contato.

 

O exame é feito a partir da coleta de sangue e fica pronto em três dias úteis.

 

Coronavírus antígeno: identifica a resposta imunológica do corpo a partir dos anticorpos IgG para quem deseja saber se foi infectado pelo vírus.

 

O teste deve ser feito do primeiro ao quinto dia de sintomas ou após o sexto ou o oitavo dia de contato, em assintomáticos.

 

É feito por meio de coleta de material respiratório com swab de nasofaringe.

 

Para saber mais informações sobre os exames de Covid-19 e realizar agendamentos, entre em contato com o Laboratório Júlio Vargas!