Notícias

Tireoide: principais funções e distúrbios

A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço. Sua função, fundamental para o bom funcionamento do corpo, é a produção dos hormônios tireoidianos, T3 E T4. Os dois são responsáveis por diversos controles do organismo. Entre os principais, estão os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais e a capacidade de concentração.

Além disso, os hormônios produzidos pela tireoide têm influência direta na regulação do humor, do peso, dos ciclos menstruais e da respiração celular. Finalmente, controlam também o armazenamento e a utilização de cálcio e iodo. Quando em bom funcionamento, a glândula garante a harmonia do corpo. Caso contrário, há o aparecimento de distúrbios prejudiciais à saúde. Vamos conhecê-los?

Os distúrbios da tireoide

As disfunções mais comuns na tireoide acontecem quando, devido a um mau funcionamento, há o descontrole na produção de hormônios. Consequentemente, as principais doenças envolvem a quantidade de substâncias químicas produzidas. Quando em excesso, o distúrbio é chamado hipertireoidismo. Por outro lado, a ausência ou a redução de hormônios desencadeia o hipotireoidismo.

O hipertireoidismo apresenta sintomas como a perda de peso, o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Nervosismo, transpiração excessiva e fraqueza muscular também podem ser sinais do aumento de produção hormonal. Já o hipotireoidismo reduz os batimentos do coração, pode gerar a depressão e aumentar a sensibilidade ao frio.

Entre os principais problemas na tireoide, estão, ainda, os nódulos, que podem ser benignos ou malignos, que indicam câncer. Para identificá-los, o autoexame regular é o mais indicado e pode ser fundamental para prevenir quadros mais graves.

Quais exames evidenciam as irregularidades na glândula?

O check-up médico completo e os exames físicos podem indicar problemas no funcionamento da tireoide. Ainda assim, existem exames especializados que são usados para chegar ao diagnóstico ideal. São eles:

  • Exames de sangue para medir os níveis de hormônios tireoidianos e TSH;
  • Exames de imagem para investigar o tamanho e a presença de nódulos na tireoide;
  • Biópsia e punção aspirativa por agulha fina;

Ao sentir os sintomas citados ou perceber alterações na área em que está localizada a tireoide, consulte um médico. Na procura por exames de qualidade, confira os que podem ser realizados no Laboratório Júlio Vargas!