No Brasil, verão é sinônimo de clima quente e chuvoso. E é nesse período que a população precisa intensificar os cuidados para a eliminação dos focos do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
Com os casos da doença em alta, é importante entender como ela funciona e qual é o papel de cada um na proteção de todos.
No blog abaixo, confira tudo o que você precisa saber sobre a dengue.
O que é a dengue?
A dengue é descrita como uma doença infeciosa febril aguda. O vírus da doença pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, que são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
Vale ressaltar que a doença pode ser benigna ou grave. Além do tipo de vírus envolvido, outros fatores têm peso nessa diferenciação. Se o paciente já teve dengue anteriormente, o quadro pode ser mais complicado. Além disso, doenças crônicas, como diabetes, asma e anemia falciforme, podem piorar os sintomas.
Quais são os sintomas da dengue?
Nos casos mais simples, a dengue pode ser silenciosa e não manifestar sintomas. Caso eles apareçam, é comum que sejam:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Náuseas.
Já os sintomas abaixo podem indicar quadros mais graves, como de dengue hemorrágica:
- Manchas vermelhas na pele;
- Sangramentos pelo nariz ou na gengiva;
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes.
Ao notar qualquer um dos sintomas acima, é importante buscar orientação médica imediatamente. Somente um profissional saberá identificar a doença e prescrever os tratamentos necessários.
Diagnóstico e tratamento
Há algumas doenças cujos sintomas podem se confundir com os da dengue, como malária, febre da chicungunya, doença causada pelo vírus zika e leptospirose. Por isso, somente com o diagnóstico laboratorial é possível confirmar a presença do vírus da dengue no sangue.
Esse diagnóstico pode ser feito por métodos sorológicos ou virológicos. Isso quem irá determinar é o seu médico, analisando o seu caso e a sua situação epidemiológica.
Caso a hipótese seja confirmada, o paciente deve ficar de repouso e priorizar a hidratação, que pode ser feita via oral, com água, soro caseiro ou água de coco, ou venosa, em casos mais graves.
É importante lembrar que medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, não são indicados.
Como se proteger da dengue
A melhor forma de se proteger é combatendo o Aedes aegypti. Fazemos isso da seguinte forma:
- Eliminando os focos de água parada (em latas, copos, pneus, vasos de planta, lixeiras etc.);
- Utilizando mosquiteiros sobre a cama e telas nas portas e janelas;
- Passando repelente;
- Vestindo roupas de manga comprida em ambientes com focos de dengue.
O Laboratório Júlio Vargas está sempre pronto para cuidar da sua saúde. Por isso, oferecemos o exame para um diagnóstico rápido da dengue. Se você identificou os sintomas da doença, entre em contato conosco para agendar o seu teste.