Notícias

Urina 24 horas: por que e como fazer

 

Seu médico solicitou o exame de urina 24 horas e você não sabe ao certo como realizá-lo?  Não se preocupe. Preparamos este material especial com o passo a passo detalhado e todas as informações que você precisa saber sobre o teste.

 

Por que fazer o exame de urina 24 horas?

 

O exame de urina 24 horas é capaz de fazer uma análise detalhada do funcionamento dos rins. Com o teste, é possível definir a taxa de filtração do sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular.

 

Diferentemente do exame de urina convencional, o EAS (urina tipo I), colher urina durante 24 horas determina, com exatidão, a presença e a quantidade de proteínas. Outras substâncias, como sódio, potássio, cálcio, fósforo, amônia, ureia, ácido úrico, magnésio e fosfato, também podem ser indicados.

 

O estudo baseado no exame de urina 24 horas ajuda o médico a identificar problemas, como insuficiência renal, e apontar as causas dos cálculos renais. Durante a gravidez, o teste aponta o diagnóstico de pré-eclâmpsia, quando confirmada a presença de proteínas na urina.

 

Entenda o que o resultado de cada uma das taxas significa:

 

  • Taxa de filtração glomerular

 

O clearance de creatinina é a medida de quantos mililitros de sangue os rins filtram por minuto. Considerar este número é fundamental para avaliar o funcionamento dos rins.

 

Valores de referência:

Clearance de creatinina: entre 80 e 120ml/min.

 

  • Presença de proteína

 

A proteinúria (presença de proteínas na urina) só ocorre quando os rins estão doentes. A realização do exame de urina 24 horas permite tanto apontar a presença das proteínas totais quanto dosar a albumina na urina (albuminúria).

 

Valores de referência:

Proteinúria: menor que 150mg em 24 horas.

Albuminúria: menor que 30mg em 24 horas.

 

  • Formação de cálculos renais

 

As presenças e a quantidade de cálcio, ácido úrico, citrato e oxalato na urina são investigados no caso da formação de cálculos renais. O excesso dessas substâncias explica o desenvolvimento de pedras nos rins.

 

Valores de referência:

Cálcio urinário: 100,0 a 300,0 mg/24h, sem dieta, e  de 60 a 180 mg/24h, com dieta.

Ácido úrico urinário: menor que 800mg/24h.

Citrato urinário: 300 a 900mg/24h.

Oxalato:

Homens: 7,0 a 44,0mg/24h.

Mulheres: 4,0 a 31,0mg/24h.

Crianças: 13,0 a 38,0mg/24h.

 

 

  • Sódio

 

A análise da quantidade de sódio que é eliminada na urina é importante em casos de pacientes com cirrose, hipertensão e em casos de edema.

 

Valores de referência:

Sódio urinário: 40 a 220mEq/24h. Nos pacientes que fazem restrição de sódio na dieta, o ideal é manter o sódio urinário abaixo de 100mEq/24h.

 

  • Potássio

 

A presença de potássio determina alguns tipos de doenças dos tubos renais.

 

Valores de referência:

Potássio urinário: 25,0 a 125,0mEq/24h.

 

Como garantir o sucesso ao colher o exame de urina 24 horas?

 

Seguir todos os passos na coleta da urina 24 horas é fundamental para o sucesso e a precisão do exame. Se alguma das etapas não for realizada de maneira correta, implica em um resultado incorreto. Por isso, é preciso ficar atento e seguir todas as instruções:

 

  • Retire no laboratório o recipiente específico para coleta de urina 24 horas;
  • Marque o horário da primeira urina. Este será o horário da última coleta, no dia seguinte;
  • A primeira urina do dia deve ser desprezada, isso porque o exame leva em consideração a produção da urina em 24 horas;
  • Todas as vezes em que for ao banheiro, você deve recolher a urina e depositar no recipiente específico para a realização do exame;
  • Mantenha a urina sob refrigeração, na geladeira;
  • Leve o material para o laboratório o quanto antes, ao final das 24 horas. O prazo máximo para a entrega da urina é 48 horas após o início do exame.

 

Se houver alguma perda de urina ou algum material não for colhido, aborte e inicie o exame novamente no dia seguinte. Até mesmo um erro mínimo compromete a eficácia do resultado.

Ficou com alguma dúvida na realização do exame de urina 24 horas? Além das instruções em nosso site, você pode entrar em contato conosco por meio de nossos telefones.