Você conhece a história do Outubro Rosa?

Você conhece a história do Outubro Rosa?

O mês da prevenção e do combate do câncer de mama começou! O Outubro Rosa é internacional, mas você sabe como ele teve início? Nos Estados Unidos, diversas cidades contavam com ações isoladas sobre a importância da mamografia em outubro. A cor e o símbolo da campanha foram escolhidos quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em 1990.

O evento aconteceu em Nova York e, até os dias atuais, é tradição no grande centro metropolitano. Em 1997, o Congresso Americano tornou o movimento oficial em todo o país. Depois, a iniciativa como conhecemos hoje ganhou o mundo e é, anualmente, reforçada.

Outubro Rosa no Brasil

As campanhas de conscientização sobre o câncer de mama chegaram ao Brasil apenas em 2002. A iluminação em rosa do monumento chamado de Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, ficou marcada como a primeira ação em prol da luta das mulheres contra a doença. Ao longo dos anos e por todas as partes do país, diversos locais simbólicos, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, ganharam a cor para mostrar apoio à causa.

Com o intenso avanço da internet e das redes sociais, o Outubro Rosa ganha destaque no universo virtual. Atividades on-line e compartilhamentos de informações sobre a prevenção ganham os perfis e são, muitas vezes, promovidos ou abraçados por grandes marcas. O laço rosa continua sendo um importante emblema: espaços de saúde e empresas de forma geral usam o item para reforçar a campanha.

O que torna o movimento tão importante?

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, é um dos tumores malignos mais comuns entre a população brasileira, acometendo, principalmente, mulheres acima dos 40 anos. Em 2020, até setembro, foram 66.280 novos casos registrados. Nesse cenário, o diagnóstico precoce é fundamental por aumentar a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maiores chances de sucesso.

Como resultado, informar as pessoas sobre formas de prevenção e, ainda, sobre o valor dos exames de rotina, como o autoexame e a mamografia, é essencial. Essa é a missão do Laboratório Júlio Vargas durante o Outubro Rosa! Na nossa próxima conversa, você vai conhecer as principais maneiras de prevenir o câncer de mama. Acompanhe o blog e nossas redes sociais!