A obesidade é um distúrbio que tem como principal característica o acúmulo excessivo de gordura no corpo. A doença apresenta-se como um fator de risco para diversos problemas. Pessoas diagnosticadas como obesas estão mais suscetíveis a desenvolver, por exemplo, disfunções como câncer, hipertensão arterial, artrose e patologias cardiovasculares, como o infarto.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população está acima do peso. De forma geral, a doença é o resultado de fatores genéticos, alterações no sistema endócrino, aspectos comportamentais e ambientais. Consequentemente, quando falamos em como prevenir a obesidade, precisamos citar os hábitos saudáveis. Pensando nisso, listamos as principais práticas que compõem a base para evitar o distúrbio:
4 costumes para prevenir a obesidade
- Pratique atividade física: a realização frequente de exercícios físicos melhora o condicionamento. Além disso, apresenta vantagens para o perfil de lipídeos plasmáticos e de lipoproteínas do corpo e diminui a pressão arterial. O gasto energético contribui para a perda de gordura e a preservação da massa magra.
- Adote uma alimentação balanceada: as refeições devem, sempre que possível, conter alimentos que auxiliam as defesas naturais do corpo. Entre eles estão frutas, verduras e legumes que contêm vitaminas, fibras e outros compostos.
- Beba bastante água: é recomendado que, por dia, o consumo de água seja de dois litros. O valor é equivalente a, aproximadamente, dez copos. O líquido é responsável por limpar o organismo, fazendo com que todas as suas funções sejam realizadas de maneira correta.
- Realize exames laboratoriais: com o check-up tradicional de rotina e alguns exames de sangue, é possível analisar se existe algum desequilíbrio nos níveis de lipídios na corrente sanguínea. Índices elevados podem indicar sinal de obesidade, facilitando o diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.
Conhecendo os modos de prevenção, aproveite para conferir os exames realizados no Laboratório Júlio Vargas. Esse pode ser o primeiro passo para cuidar da sua saúde e combater não só a obesidade, mas diversas outras doenças.