Notícias

Você sabe o que é diabetes? Conheça as características da doença e como controlá-la

 

O que é diabetes?

 

Diabetes é uma doença crônica que assusta as pessoas. Muitas delas, porém, não sabem o que é e como deve ser tratado. O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que surge quando o corpo não produz insulina ou é incapaz de empregar adequadamente a insulina que produz, não exercendo adequadamente seus efeitos. Isso causa o aumento da glicose no sangue.

 

A função da insulina é reduzir a glicemia, permitindo que o açúcar presente no sangue entre nas células para ser usado como fonte de energia. Por isso, se esse hormônio faltar ou se não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue, ou seja, o diabetes.

 

Tipos de diabetes

 

Tipo 1 – ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, devido a um defeito do sistema imunológico. Isso faz com que os anticorpos ataquem as células que geram esse hormônio. Atinge de 5% a 10% dos pacientes com diabetes e surge geralmente nas crianças ou nos adolescentes, podendo também ser diagnosticado em adultos.

 

Tipo 2 – ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou quando não produz o suficiente para controlar a taxa de glicemia. Atinge cerca de 90% dos pacientes com diabetes, em sua maioria adultos, mas também pode acometer crianças. O tratamento é realizado com medicamentos orais ou injetáveis, mas é possível se agravar com o tempo. Em alguns casos, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar.

 

Outros tipos

 

Existem outros tipos de diabetes, que são resultados de defeitos genéticos ligados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Conheça:

 

  • Defeitos genéticos na ação da insulina;
  • Defeitos genéticos na função da célula beta;
  • Doenças do pâncreas exócrino;
  • Defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos.

 

Como controlar?

 

O controle do diabetes é essencial para o paciente, pois as complicações estão relacionadas a ele. É possível monitorá-lo através de uma dieta adequada, atividade física, medicamento via oral e aplicação de insulina, se necessário. Com isso, é possível controlar problemas nos olhos, no coração e nos rins.

 

Outra dica importante é regular o açúcar contido nas frutas. Além da frutose, elas têm açúcar como a do açucareiro. O mesmo vale para o suco da fruta, pois tem absorção rápida da substâcia. Portanto, o paciente deve realizar o controle, para evitar os sintomas.

 

 

Exame para descobrir se tem a doença

 

Para detectar a doença, é necessário fazer o exame chamado glicemia de jejum. Ele deve ser realizado pela manhã, após um jejum de pelo menos oito horas. Por meio de uma amostra de sangue, é analisada a taxa de glicemia. O ideal é ficar entre 70mg e 110mg por 100ml de sangue.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, representando 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

 

Cuide da sua saúde e faça exames regularmente. Procure o Laboratório Júlio Vagas.