A vacinação contra a Covid-19 é, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados em todos os lugares do mundo. Acompanhamos diariamente informações sobre ela nos noticiários e aguardamos o andamento da fila de acordo com os grupos prioritários. Mas ela não é a única imunização essencial acontecendo no momento.
A vacina da gripe também é de extrema importância para a saúde pública, e uma não exclui a necessidade da outra para proteger nossas comunidades. Afinal, elas contam com substâncias que nos protegem contra doenças diferentes. Vamos conhecer mais sobre elas? Boa leitura!
Vacina da gripe
Em 2021, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa, pelo Ministério da Saúde, no dia 12 de abril. A previsão é que o movimento dure até julho no setor público. Mas a vacina pode ser encontrada também em laboratórios particulares, sendo indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida. Os componentes da vacina contra a gripe são valiosos especialmente para indivíduos com maior risco de desenvolver infecções respiratórias.
Além disso, depois de amplos estudos, é comprovada a segurança e a eficácia da imunização. Sua fórmula, que bloqueia o vírus Influenza, é contraindicada apenas para pessoas que apresentem alergia grave a alguma das substâncias presentes no composto.
Covid-19
A vacina contra o novo coronavírus é fortemente esperada desde o início da pandemia, que chegou ao Brasil em 2020. Instituições e pesquisadores de todo o mundo trabalharam em grande escala para obter respostas seguras e eficazes para combater a Covid-19. Agora, contamos com imunizantes capazes de reduzir o desenvolvimento de complicações da doença.
É muito importante saber que, mesmo com o início da vacinação para os grupos prioritários, as medidas de higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscara devem permanecer. Isso vale mesmo se você já tiver sido vacinado! E fique atento: a imunização da gripe (vírus Influenza) não fornece proteção contra a Covid-19 (coronavírus) – e também não ocorre o contrário.
Informe-se e busque sempre fontes seguras, combinado? Em caso de dúvidas, conte com o Laboratório Júlio Vargas.