Ansiedade na quarentena: como cuidar da sua saúde mental?

Ansiedade na quarentena: como cuidar da sua saúde mental?

O isolamento social é uma importante medida preventiva no combate ao novo coronavírus. Mesmo assim, nem sempre é uma tarefa fácil. O avanço da Covid-19 impactou a vida de milhares de pessoas e em diversos aspectos. Entre assuntos econômicos, políticos e sociais, hoje, vamos falar sobre a nossa saúde mental. A doença, que causa muitas incertezas, tem gerado medo e ansiedade. Por isso, é preciso atenção! Listamos alguns cuidados essenciais:

1.     Filtre as informações que você recebe e compartilha

O crescimento das redes sociais e do compartilhamento de mensagens e notícias, muitas vezes, faz com que não tenhamos controle sobre tudo o que absorvemos. É preciso evitar o bombardeio de informações! O excesso é um dos principais fatores que geram ansiedade. Filtre os canais de comunicação e separe momentos do dia para saber sobre as atualizações do mundo.

2.    Preze a sua rotina

A principal recomendação do isolamento social é: se puder, fique em casa. Em home office, ou mesmo que suas atividades tenham sido paralisadas, é preciso manter uma rotina. Isso vai ajudar você a ter horários certos para as refeições, para o estudo, além de pausas para o lazer e para o descanso. Em nosso cotidiano, mesmo em quarentena, ter hábitos comuns no dia a dia faz a diferença quando o assunto é saúde mental.

3.    Faça exercícios físicos

E, por falar em cotidiano, que tal incluir atividades físicas no planejamento? Manter o corpo em movimento é uma das principais formas de combate ao estresse e à ansiedade. O exercício vai ajudar você a regular seu sono e, ainda, a manter a autoestima. Para se exercitar em casa, não faltam opções! Aplicativos de treinos e aulas on-line têm feito sucesso durante o período de isolamento.

4.    Leia mais, assista a filmes e séries

Com produções literárias ou do cinema, somos transportados para histórias que possuem o poder de nos distrair e, ainda, estimular a nossa criatividade. Aqui, desconecte-se! É hora de curtir a própria companhia e acalmar a mente. Aproveite que, devido à pandemia, os serviços de streaming e algumas editoras têm liberado conteúdo gratuito ou, às vezes, com menor preço para amenizar nossa rotina.

5.    Procure ajuda profissional

A ansiedade, em qualquer estágio, pode ser difícil de lidar, e saúde mental é assunto sério! Caso não esteja se sentindo bem, procure ajuda profissional. O auxílio psicológico ajuda na prevenção e no tratamento de crises mais fortes. Muitos profissionais da área estão trabalhando com terapia on-line e vão ajudar você a passar por essa fase com mais segurança e tranquilidade.

Para mais dicas relacionadas à saúde, continue aqui em nosso blog! Nas redes sociais, estamos, também, trazendo conteúdo de qualidade para a sua saúde. Curta nossa página no Facebook e siga o Instagram do Laboratório Júlio Vargas.